Vereador do Rio lança projeto para identificar o déficit arbóreo no Rio de Janeiro

Cariocas devem enviar relatos de golas sem árvores e árvores pela metade pela cidade, para identificar os pontos de atenção e cobrar pelo plantio de novas mudas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | (Foto: Divulgação Fundação Parques e Jardins)

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana aponta déficit de 1 milhão de árvores no Rio de Janeiro, sobretudo nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Segundo estudo do Observatório do Calor da UFRJ, a diferença de temperaturas entre regiões mais e menos arborizadas na cidade pode ser de até 11ºC, o que explica as temperaturas beirando os 50ºC em Bangu, por exemplo.

Para buscar o equilíbrio arbóreo na cidade e reduzir as altas temperaturas, a equipe do vereador Pedro Duarte está mobilizando os cariocas para enviarem relatos de golas sem árvores e árvores pela metade pela cidade, para identificar os pontos de atenção e cobrar pelo plantio de novas mudas. Além disso, o trabalho também pretende apurar a viabilidade do credenciamento de ONGS, pela Prefeitura, para plantio de mudas mediante autorização, da mesma forma que já acontece com empresas privadas.

O levantamento começou a partir de um trabalho do Engaja Rio, programa de formação de lideranças cariocas do mandato de Pedro Duarte, que levantou mais de 80 casos de golas abertas em diversas áreas da cidade, como por exemplo: Bangu, Cordovil, Olaria, entre outras.

No último 17 de outubro, o vereador e a equipe reuniram-se com o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas, para entender como a organização está atuando para reverter o déficit arbóreo e quais são as dificuldades, e também mapear oportunidades para a elaboração de uma proposta certeira para o Poder Público.

Não tem mistério, a forma mais barata de esfriar uma grande região urbana é plantando árvores, e as altas temperaturas em Irajá e Bangu, por exemplo, comprovam as consequências de termos 1 milhão a menos de árvores na cidade. Com esse trabalho queremos não apenas recuperar essas árvores, como também possibilitar mudanças significativas para a cidade através de sugestões para o Poder Público”, disse o vereador Pedro Duarte.

O levantamento está recebendo fotos e informações neste link.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador do Rio lança projeto para identificar o déficit arbóreo no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui