Uma ONG na Barra da Tijuca denunciou ao portal de notícias “g1” que tartarugas marinhas estão morrendo no Canal da Joatinga vítimas de atropelamento por motoaquáticas e por embarcações. Segundo o Instituto Núcleo Maré (Inmar), este mês 5 tartarugas apareceram, sem vida, mutiladas e com o casco quebrado.
O caso mais recente registrado pela ONG foi na última quinta-feira (26/10), próximo à Praia dos Amores. Ela tinha 1 metro de comprimento e estava com um corte no pescoço e o casco quebrado.
Quando a maré sobe, as tartarugas entram nas lagoas e acabam sendo feridas pelas hélices das embarcações.
“Não são só tartarugas: capivaras e uma infinidade de aves também são vítimas”, afirmou Márcio dos Santos, presidente do Inmar.
A situação foi denunciada pelo Inmar à Patrulha Ambiental, órgão ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima.
A Secretaria de Meio Ambiente e Clima informou ser responsável por fiscalizar atividades danosas ou pesca ilegal. O controle sobre velocidade das embarcações fica a cargo da Capitania dos Portos. Afirmou ainda que segue acompanhando os resultados para tomar as atitudes cabíveis.