Em fim de semana prolongado por causa do feriado do 2 de novembro e de eventos como a grande final da Libertadores – entre Fluminense e Boca Juniors – e shows de Red Hot Chili Peppers e Roberto Carlos, o faturamento do setor de Turismo e Transporte cresceu 18,2% na cidade do Rio de Janeiro ante período comparável do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Os períodos comparados são de 2 a 5 de novembro de 2023 contra 3 a 6 de novembro de 2022.
Na opinião de Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, dois fatores foram preponderantes para o resultado. “O primeiro fator é que este ano o feriado de Finados caiu numa quinta-feira, o que tornou o período até domingo em um grande feriado. No ano passado, o feriado caiu no meio da semana, uma quarta-feira”, diz.
“Períodos prolongados de folga estimulam a compra de pacotes de viagem e aumentam a ocupação dos hotéis. O segundo fator foi a realização de um grande evento esportivo e dois artísticos no feriadão, o que contribuiu para o resultado do setor de Turismo e Transporte”, completa.
O desempenho do setor de Bares e Restaurantes, no entanto, não acompanhou o ritmo de Turismo. Ele cresceu apenas 1,5% no período de comparação.
“Apesar do baixo crescimento, o feriado estendido e recheado de eventos reverteu, no período, uma tendência de quedas no setor apresentada nos últimos meses”, afirmou.