Por: Vinicius Nunes
Os critérios de avaliação dos cidadãos para um governante podem ser diversos; sua ética, trajetória política, medidas tomadas durante o mandato, são apenas alguns fatores notadamente debatidos. No entanto, quando falamos de governos municipais, o sentimento de representatividade – não somente para seus eleitores – mas do espírito da cidade, se mostra um critério de ilustre importância.
Neste sentido, a figura de Eduardo Paes se destaca. Afinal, pesquisa realizada pelo Instituto Rio21 aponta que 69,2% dos moradores da cidade do Rio consideram que o atual prefeito representa o espírito carioca. Ao avaliar essa representatividade entre notas de zero a dez (0-10), 44,2% dos entrevistados indicaram notas entre oito e dez (8-10) para o governante da capital Fluminense. A coleta dos dados ocorreu entre os dias primeiro (1) e oito (8) de novembro, de forma virtual.
Neste caso, nota-se também como a percepção do espírito carioca está atrelada a um sentimento de representatividade dos cidadãos com o prefeito. Afinal, ao serem perguntados se estes sentem-se representados por Eduardo Paes, 28,1% dos entrevistados disseram que concordam ou concordam muito com a afirmativa. Em contrapartida, 25,1% se consideram representados pela prefeitura do Rio. Dessa forma, é interessante observar o imaginário construído acerca da figura de Eduardo Paes, e observar como o personalismo do atual prefeito perpassa aquele do poder público.
Ao considerar estes dados, é pertinente destacar que a afirmação “me sinto representado pelo prefeito Eduardo Paes” também desperta maiores antagonismos em comparação com o sentimento de representatividade com a prefeitura do Rio. Isso se deve ao fato de que 39,3% dos entrevistados discordam veementemente da afirmativa “me sinto representado pelo prefeito Eduardo Paes”. Enquanto isso, aqueles que discordam muito da afirmação “me sinto representado pela prefeitura do Rio”, representam 34,4% dos participantes da pesquisa.
“Tanto o prefeito, quanto a prefeitura precisam trabalhar sua imagem para se aproximar mais do carioca. Mas a situação do prefeito é um pouco menos crítica, pois ele tem a concordância com o sentimento ligeiramente melhor (três pontos percentuais) e a discordância ligeiramente menor (cerca de um ponto percentual)”, aponta Jimmy Medeiros, pesquisador no Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC).
Vinicius Nunes – Cientista Social de formação, Jornalista por vocação. Apaixonado por esportes e pelo Rio
O carioca merece o lixo de cidade em q mora ao endossar esse prefeito de m.
Desonesto, incompetente, pilantra e safado. Realmente representa sim o espírito do Rio. Vai ser reeleito. Parabéns!!!
O Complexo de Estocolmo é original.
Esse prefeito é um lixo. Reinaugurou as máfias da fiscalização eletrônica de automóveis e das obras de mobilidade urbana! Deveria estar na cadeia. Ficou nos EUA para fugir das ações judiciais contra corrupção na lava jato, da copa e das olimpíadas.
Só se representar a parcela mínima da população que se resume a samba futebol. De resto está muito aquém do u o Rio de janeiro precisa. Muito dinheiro gasto em OS só para pegar voto, competência passou longe. Cidade do caos!
As maravilhas ditas pelo Prefeito em vídeo da Prefeitura deve ser para a Barra da Tijuca e Zona Sul, pois diversas áreas a abandonadas, sem o devido cuidado.
Trabalho em Ramos, e passando nas ruas de empresas vejo como o Prefeito estima os empresários da cidade. A sujeira espalhada nas portas das empresas seja lixo, mato ou fezes de cachorro. Isso é cuidar do Rio de Janeiro? Isso para não falar de outras áreas e bairros da cidade, com buracos, etc.
O abandono é perceptível, não vê quem
Se o assunto for samba (bum bum bati cum bum), poderíamos ate cogitar essa”Pseudo” representatividade, de resto, só plantando batatas com essa pesquisa e mais essa passada de pano.
Putz Grila, como se dizia nos anos 70.
Perguntas:
1 – Onde está “Preservada” (escondida) a nossa Gloriosa Guarda Municipal? Poderiam cooperar e muito com a segurança e não apenas com multas;
2 – Nenhuma “Otoridade” vai se manifestar sobre a agressão de um senhor em copacabana, que é mais comum do que se imagina?? Tanto nossa Samambaia da Prefeitura, quanto nossa Samambaia do Palacio Guanabara. Ahh e nossas baratissimas assembléia e Camara?
Olha que o honesto Cabral está de olho
O NERVOSINHO NÃO E CORRUPTO .ELE APENAS PEGA EMPRESTADO POR TEMPO INDETERMINADO .
Esse prefeito não me representa! Zona sul abandonada e PERIGOSA, com destaque pra Copacabana! Basta ver na TV e na internet! Mas no Leblon está tudo ótimo! Outro dia precisei passar pelo bairro e constatei … Pois é. Jamais terá o meu voto, de novo! Total decepção!!!
O “Nervosinho”, da lista da Odebrecht? Quer dizer, ser carioca é ser CORRUPTO.