A Prefeitura do Rio vai começar a instalar na próxima quinta-feira (23/11) o validador do cartão Jaé, novo sistema de bilhetagem digital que irá substituir o Riocard. O modelo começa a ser implementado nas vans do Serviço de Transporte de Passageiros Urbano Local (STPL) e nos “cabritinhos” regulamentados pelo município. Os permissionários do bairro da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram os primeiros convocados por meio do Diário Oficial.
Fim do Riocard? Gratuidade? Saiba tudo sobre o ‘Jáé’, novo cartão eletrônico do transporte do Rio
Vans (STPL)
A instalação do validador nas vans vai ocorrer em duas etapas. Na primeira, com agendamento já disponível no site da SMTR, é preciso fazer atualização cadastral com assinatura de Termo de Outorga Especial para realizar esse tipo de serviço.
Na segunda fase, será instalado o validador pela empresa Jaé, com acompanhamento de equipes da Secretaria Municipal de Transporte (SMTR).
Atualmente, o Jaé funciona apenas no BRTs, mas a previsão é que ele comece a operar nos outros modais regulamentados pela Prefeitura, incluindo as vans, no primeiro semestre do ano que vem.
“Cabritinhos” (STPC)
Autorizatários dos “cabritinhos”, do STPC, também estão sendo convocados para receber o validador por área de planejamento, conforme publicação no Diário Oficial.
A instalação já pode ser agendada pelos autorizatários no site da SMTR. É possível também ver por esse link a documentação necessária.
Os responsáveis pelos “cabritinhos” devem assegurar que os veículos apresentados estão em bom estado de conservação, sobretudo em relação aos componentes elétricos e eletrônicos.
Fim da caixa preta
Segundo a Prefeitura, o novo modelo de bilhetagem digital, Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Assim, permitirá transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.
Reconstrução do transporte público carioca
O Poder Púbico encara essa etapa da nova bilhetagem como parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi a principal delas, com destaque para a compra de 628 novos ônibus, reforma das estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.
A Prefeitura do Rio também fez um acordo judicial com o Ministério Público Estadual e consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de 85 linhas de ônibus na cidade. O trato resultou na reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros.
Quero saber quando poderemos utilizar o nosso próprio cartão de débito ou crédito com NFC nos ônibus, assim como fazemos no metrô….
Reconstruindo o que o próprio EP destruiu em sua passagem anterior pelo executivo. Ou seja, se não tivesse destruído, poderia estar investindo o dinheiro em outras melhorias, ou apenas não endividando mais a prefeitura.