O Cais do Valongo, situado na Avenida Barão de Tefé, na Saúde, no Centro do Rio de Janeiro, será oficialmente entregue à comunidade, às 9h30, desta quinta-feira (23/11). O espaço, enraizado na área conhecida como Pequena África, carrega consigo a importância histórica de um sítio arqueológico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 2017.
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o local foi o principal ponto de desembarque de africanos escravizados, sendo redescoberto durante as obras do Porto Maravilha em 2011.
Com um investimento de R$ 2 milhões pela empresa State Grid Brazil Holding, o projeto de revitalização abrange a instalação de sinalização educativa, painéis expositivos e a substituição do guarda-corpo, visando preservar e contar a história desse importante ponto da memória nacional.
A cerimônia de entrega contará com a presença de autoridades do Governo Federal, incluindo o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante. E além disso, representantes de 31 instituições, provenientes da sociedade civil e dos Governos Municipal, Estadual e Federal, que compõem o Comitê Gestor do Cais do Valongo, estarão presentes para marcar este momento histórico de valorização e reconhecimento da cultura e memória afro-brasileira.