O término das obras de restauração da Ciclovia Tim Maia está programado para este sábado (25/11), com a colocação dos últimos 20 metros de guarda-corpos. E a Prefeitura do Rio tornou público, na última sexta-feira (24/11), o conjunto de diretrizes para a reativação do trecho entre São Conrado e Vidigal. O trecho estava fechado, desde 2019, por ordem judicial após uma sequência de acidentes nos quais partes da estrutura cederam. A informação é do Jornal Extra.
O protocolo estabelece um sistema contínuo de monitoramento das condições meteorológicas, como precipitação, velocidade do vento e altura e direção das marés, para determinar a necessidade de fechamento da ciclovia. Esse plano é parte de uma série de documentos que serão apresentados à justiça nos próximos dias.
A pista será fechada sempre que a Marinha emitir alertas ou quando o sistema de monitoramento por boias para sinalizar o risco de ressacas, com ondas atingindo dois metros ou mais. A velocidade dos ventos e a possibilidade de tempestades serão monitoradas remotamente por uma estação meteorológica instalada pelo Sistema Alerta Rio no Morro do Vidigal, comunidade muito próxima à ciclovia. A avaliação é de que não é seguro trafegar na pista com ventos superiores a 65 quilômetros por hora.
“Estamos estabelecendo critérios de segurança com o objetivo de obter a liberação da via” afirmou o Prefeito do Rio, Eduardo Paes.
A ciclovia contará com oito pontos de bloqueio equipados com cancelas e sinais luminosos vermelhos. E painéis luminosos com alertas sonoros para os ciclistas também serão instalados.
A restauração custou R$ 6 milhões à Prefeitura do Rio e foram investidos R$ 18 milhões em obras de contenção das encostas na Avenida Niemeyer para prevenir novos deslizamentos, semelhantes aos que afetaram a ciclovia. Com base em estudos laboratoriais sobre o impacto das ondas na estrutura, a prefeitura implementou reforços para evitar acidentes.
A Ciclovia Tim Maia foi inaugurada em janeiro de 2016 para os Jogos Olímpicos do Rio e três meses após sua inauguração, ocorreu o primeiro acidente, resultando em duas mortes quando uma parte desabou durante uma ressaca do mar.