A contagem regressiva para a emocionante Shell Dream Tour Rio – a última do Circuito Brasileiro de Surf – já começou e a Praia da Barra da Tijuca vai receber entre os dias 5 a 11 de dezembro os melhores surfistas do Brasil e os apaixonados pela modalidade, que poderão assistir e acompanhar de perto o show de manobras incríveis dos futuros campeões brasileiros.
Além das melhores ondas, o Circuito chega ao seu nível máximo, já que, além da disputa pela premiação da 6ª etapa, serão definidos os títulos de campeões brasileiros de surfe, tanto na categoria feminina, quanto na masculina. Os atletas apresentaram um desempenho e crescimento excepcional durante todo o Circuito e a primeira colocação do ranking hoje é do atleta de Ubatuba, Weslley Dantas, no masculino e a catarinense Tainá Hinckel, no feminino.
Depois de vencer consecutivamente duas etapas do Dream Tour, Tainá aumentou sua vantagem sobre a vice-líder do ranking, a carioca Julia Duarte. A pentacampeã brasileira, e campeã da primeira etapa do circuito em 2023, Silvana Lima, terminou na segunda colocação em Salvador e subiu para a 3ª colocação, deixando Yanca Costa, campeã da etapa de Garopaba, em 4º lugar.
No masculino, apesar de ter caído nas oitavas em Salvador, Weslley Dantas ampliou sua vantagem sobre o 2º colocado, Peterson Crisanto, e chega com uma boa folga para alcançar o título. Wesley Leite se mantém em 3º no ranking e Edgard Groggia em 4º.
Além da definição dos grandes campeões, o evento contará com dois wildcards de peso para a última etapa. Pedro Scooby e Isabelle Nalu são os atletas convidados para as disputas no Rio de Janeiro.
O carioca Pedro Scooby foi o atleta masculino escolhido. O freesurfer começou na modalidade com 11 anos e é um dos principais nomes de ondas grandes do país, além de se destacar com ótimas manobras progressivas em seu repertório. No feminino a atleta Isabelle Nalu foi a convidada. A jovem surfista vem ganhando destaque em competições e faz parte da nova geração feminina brasileira de surfistas, já participou de grandes competições como o Vans Pipe Masters, foi campeã brasileira sub-14 do CBSurf Tour e neste ano foi campeã SulAmericana Jr.
“Estamos muito felizes com a incrível evolução que tivemos ao longo das etapas do Dream Tour pelo Brasil. O campeonato proporcionou oportunidades antes adormecidas para surfistas muito talentosos. Foi uma jornada apaixonante e, agora, nos preparamos para fechar com chave de ouro a última etapa no Rio de Janeiro. Estamos ansiosos para coroar os campeões e celebrar os talentos que o Dream Tour trouxe de volta ao público”, diz Luana Cloper, Head de produto da Dream Factory.
“Na Shell, olhamos para o esporte como importante ferramenta de inclusão social, transformador na vida de jovens. Reconhecemos o Dream Tour como um projeto que valoriza o surf nacional, ampliando a potência do Brasil nesta modalidade. Por meio deste patrocínio, reforçamos ainda nosso pilar estratégico de respeitar a natureza e preservar o meio ambiente”, celebra Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
Durante o ano de 2023 o Dream Tour passou por diversas regiões do país. A primeira etapa aconteceu em Xangri-lá, litoral do Rio Grande no Sul, na sequência o show de surfe foi em Garopaba, na Praia da Ferrugem. Ainda no estado de Santa Catarina, o pico da Praia Mole, em Florianópolis, recebeu a competição. Na quarta etapa, o Nordeste passou a receber a região, tendo Maceió como casa do Circuito, a disputa seguiu para Salvador, onde a Praia de Stella Maris concluiu a quinta etapa preparando o ranking para o momento final que acontecerá no Rio de Janeiro.
A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master e a Gerdau como Patrocinadora.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.