O bairro de Vila Isabel surgiu do espírito empreendedor do Barão de Drummond como uma homenagem à princesa Isabel. Antes do bairro ser formado, ali se localizava a Imperial Quinta do Macaco, que era propriedade da Imperatriz D. Amélia. Alguns dizem, inclusive, que o atual Morro dos Macacos tem esse nome como remanescente dessa propriedade.
No século XIX, Vila Isabel foi planejada para ser um bairro de ponta sendo uma região pioneira no campo industrial e surgindo com a melhor infraestrutura urbana disponível na época. Para tal feito, o Barão de Drummond, contratou o arquiteto Bethencourt Silva que teve o encargo da urbanização e loteamento de toda área. Até um sistema de bondes de tração animal, a Companhia Ferro Carril de Vila Isabel, foi criado em 1875 para ligar o bairro ao Centro.
Nesse cenário de inovação e tecnologia e muitas fábricas na Grande Tijuca, surge em Vila Isabel, a Fábrica Confiança em 1884. A especialidade de produção era tecidos e durante a segunda guerra mundial passou a fornecer tecidos para a confecção de uniformes das Forças Armadas do Brasil. O prédio ainda mantém suas características originais e está muito bem preservado. Segue a tipologia industrial inglesa com alvenaria de pedra aparente. E em frente a este majestoso complexo industrial, que hoje é o Supermercado Assaí, ainda é possível encontrar a famosa vila operária. Em 1992, o prédio e a vila operária foram tombados devido ao valor histórico e arquitetônico que possuem.
Em 1931, Noel Rosa, natural do bairro de Vila Isabel, que acompanhou de perto a prosperidade industrial do bairro, compõe a canção “Três Apitos”, imortalizando a saudosa fábrica que funcionou até meados de 1960.
A Antiga Fábrica fica localizada na Rua Maxwell, 300 – Vila Isabel, Rio de Janeiro (RJ). O horário de Funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 8h às 20h.
O Supermercado Assaí desenvoleu um trabalho de preservação da história da Fábrica com um mural contendo trechos da música de Noel Rosa na “Praça Três Apitos” e fotos antigas do local espalhadas pelas paredes do espaço interno. Vale a pena visitar e respirar a história que ali se encontra. Mesmo que você não faça nenhuma compra.
E aí, já conhecia a canção de Noel Rosa ou já visitou ou tem alguma história da Antiga Fábrica de Tecidos Confiança? Comente.