Elevador mais antigo do Brasil ainda funciona no Palácio Laranjeiras após 115 anos

O equipamento fica em um famoso prédio no bairro das Laranjeiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos: Carlos Magno/Divulgação

Equipamentos comuns em qualquer grande cidade do mundo, os elevadores têm história centenária. A forma de se locomover para cima e para baixo atravessa décadas em prédios residenciais, comerciais e do poder público. O primeiro do Brasil foi instalado no Rio de Janeiro, no bairro das Laranjeiras.

Em 1906, no Palácio das Laranjeiras, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, foi instalado o primeiro elevador do país. O equipamento funciona até dos dias de hoje e conserva suas características estéticas originais.

“A porta é manual e sabemos que é uma raridade, muito especial, por isso a tratamos, assim como as outras partes do elevador, com muito cuidado e carinho”, diz Luiz Claudio Freitas de Oliveira, técnico de serviços que tem sido responsável pela manutenção do elevador nos últimos 16 anos. A declaração foi dada ao site Destinos do Rio.

elevador 3 Elevador mais antigo do Brasil ainda funciona no Palácio Laranjeiras após 115 anos

Em 2006, quando completou 100 anos, o elevador foi submetido a uma modernização tecnológica. O seu controle foi alterado e as chaves – originalmente fabricadas de cobre e carvão – foram substituídas.

“Atualmente o seu interior foi ornamentado e o maquinário modernizado. A construção conta com azulejarias, mosaicos e rico mobiliário que conferem ao palácio uma arquitetura requintada e de encantamento”, informa a página Destinos do Rio.

A empresa Otis foi a responsável pela execução do projeto de criação do elevador, há 117 anos.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Elevador mais antigo do Brasil ainda funciona no Palácio Laranjeiras após 115 anos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui