A população do Rio de Janeiro está bem perto de receber o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na Zona Portuária da capital fluminense, que integrará três diferentes meios de transporte: o BRT Transbrasil; 22 linhas de ônibus municipais; e as linhas 1 e 2 do VLT, que teve o trilho estendido em 700 metros até a área do novo terminal.
A previsão é que o novo integrador de modais entre em operação no mês de janeiro. O investimento da Prefeitura para a implementação do projeto é de R$ 250 milhões. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo TIG diariamente.
As obras atingiram 95% de avanço. No último sábado (02/12), foi aberto ao tráfego o novo trecho da Avenida Brasil que dá acesso à Avenida Francisco Bicalho.
Com a liberação da via, os veículos procedentes da Avenida Brasil, na altura do Caju, agora podem seguir em direção ao Centro, Tijuca e ao Túnel Rebouças sem necessidade de transitar pelo Viaduto do Gasômetro.
Nos primeiros dias úteis de funcionamento do novo trecho, houve uma redução do volume de veículos no Gasômetro em torno de 9%, gerando consequentemente uma redução do tempo de viagem de aproximadamente 12%.
O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase ”Gentileza gera Gentileza” que estampa camisetas e vários objetos, e também estará nas paredes do TIG.