A Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é a organização de comerciantes mais antiga do Brasil, tendo sido fundada em 1743 por mercadores e mascates das proximidades do Paço Imperial, onde funcionava o principal porto do país, grande porta de entrada do Brasil Colônia e do Brasil Império. É famosa por ser dona da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na rua do Ouvidor 35, bem na esquina do Arco do Teles, e por promover Missas Solenes em latim, com coral regido pela soprano Juliana Sucupira e grande orquestra.
As celebrações da igrejinha construída em estilo barroco com rococó costumam ficar sempre lotadas aos finais de semana, quando a região recebe muitos turistas e cariocas apaixonados pela boemia e pelo clima dos botequins da região, alguns dos quais tradicionais por seus pratos portugueses, e que preparam bacalhau como ninguém. Este fim de semana especialmente, a Irmandade vai celebrar, no domingo, às 12h, o aniversário de ordenação Sacerdotal do Bispo Dom Jeremias Antônio de Jesus, paulista que adotou o Rio de Janeiro como sua cidade de coração. O clérigo tornou-se padre em 1993, foi reitor de um seminário diocesano, e foi nomeado bispo de Guanhães pelo Papa Bento XVI em 2012.
Ao meio-dia, o Bispo fará sua entrada solene na Igreja, ao som da tradicional Ecce Sacerdos Magnum, e deve celebrar a eucaristia junto com o Bispo Dom Roque Souza e o Padre Victor Hugo Nascimento. A cerimônia solene é aberta ao público; dentre outras importantes peças sacras, o coral deve entoar o ‘Battle Hymn of the Republic”, Aleluia, de O Messias, Panos Angelicus e a Ave Maria de Gounod.
A Irmandade aconselha que os fiéis cheguem cedo, pois a igrejinha, construída em formato elíptico, é bem pequena.
Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Rua do Ouvidor, 25
Instagram: @igrejalapadosmercadores
Site: www.lapadosmercadores.org
Missas Solenes com Coral e Orquestra sempre aos sábados e domingos, ao meio-dia