Exposição gratuita mostra as transformações do Rio de Janeiro no início do século XX

O Museu Virtual Rio Memórias e a Light apresentam a exposição "Rio, cidade luz"

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um olhar sobre o Rio de Janeiro do passado. O Museu Virtual Rio Memórias e a Light apresentam a exposição “Rio, cidade luz”, que permanecerá no local até 28 de fevereiro de 2024 e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 17h, com entrada gratuita. 

A mostra reúne cerca de 35 imagens que documentam o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e as principais transformações sociais e urbanas ocorridas na primeira metade do século XX. A curadoria da exposição é assinada por Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, designer, fotógrafo e ex-pesquisador da Biblioteca Nacional, curador do portal Brasiliana Fotográfica e professor licenciado da PUC-Rio. A abertura contará com um bate-papo entre o curador e o fotógrafo carioca Rogério Reis que tem sua obra centrada nas questões urbanas do Rio. Após o bate-papo, haverá uma visita guiada. 

Mais novidades 

Simultaneamente à inauguração da exposição física, serão lançados o portal “Acervo Light” e mais duas galerias (exposições virtuais) no site Rio Memórias (www.riomemorias.com.br), todos com a curadoria de Joaquim Marçal Andrade. No portal, encontram-se disponíveis para consulta e download gratuito 1.100 fotografias do importante acervo iconográfico da Light, que poderá ser acessado a partir do site do Rio Memórias. Nas exposições virtuais “Rio cidade-luz” e “Rio, suas ruas, sua gente”, a história da expansão da infraestrutura da cidade e da ocupação das ruas é contada através de imagens que capturam momentos singulares e textos que guiam o olhar dos visitantes por novas avenidas, velhas ruas em ebulição, trilhos, bondes, chapéus, conversas roubadas e modas passadas.

“Visitar as exposições é entender as transformações da cidade, os seus costumes e o importante papel desempenhado pela Light tanto no registro quanto nas mudanças tecnológicas e urbanas. Essa iniciativa promove a democratização do acesso a esse importante acervo que até então não era disponibilizado de forma ampla para o público geral, que, a partir de agora, poderá ver imagens inéditas e icônicas, celebrando a história, cultura e contribuindo para a preservação e disseminação do valioso patrimônio histórico do Rio de Janeiro”, explica Livia Baião, diretora do Rio Memórias.

Sobre o Rio Memórias 

O Rio Memórias é um Museu Virtual, fundado em 2019, que tem como missão registrar, valorizar e divulgar a história e a cultura do Rio de Janeiro. A iniciativa busca contar e recontar narrativas conhecidas e outras frequentemente esquecidas, amplificando vozes silenciadas, locais e indivíduos desaparecidos, tanto de um passado recente quanto de um passado remoto. As suas galerias narram a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica, permitindo que os visitantes construam seus próprios roteiros pelas narrativas.

O Rio Memórias é patrocinado pela Light S.A, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Norsul e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual, Adam Capital, Kasznar Leonardos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição gratuita mostra as transformações do Rio de Janeiro no início do século XX
lapa dos mercadores 2024 Exposição gratuita mostra as transformações do Rio de Janeiro no início do século XX
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui