O Chefe da Casa Imperial, príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, enviou seus melhores votos de um Santo Natal e abençoado Ano Novo de 2024 a todos os brasileiros, na sua tradicional mensagem de Natal, algo comum às monarquias cristãs no mundo inteiro e que a Casa Imperial brasileira mantém como tradição, mesmo após a instauração da república.
Na mensagem Sua Alteza Imperial e Real diz que “em meio às turbulências que atravessa o nosso querido Brasil, não faltam motivos de esperança pelo crescente número daqueles que pleiteiam a restauração da Cristandade como a única solução para as questões que nos afligem”. Dom Bertrand é conhecido por sua defesa da religião Católica.
Dom Bertrand cita “No dizer inspirado de Camões, caminhemos, pois, para sempre mais cristãos atrevimentos, rumo a um Brasil imperial, autêntico, cristão e forte“.
Antes que venham os comentários sobre o Brasil não ser monarquia e por isso não teria Casa Imperial, isso é uma tremenda bobagem. Itália, Portugal, Rússia, Havaí e até a França (onde cabeças rolaram) são repúblicas com Casas Reais muito ativas. Estas Casas nada mais são do que associações de monarquistas que promovem a idéia do retorno da monarquia, lideradas pelos descendentes dos antigos reis e rainhas. A França tem pelo menos três ao mesmo tempo (Bourbon, Orleans e Bonaparte). A brasileira é presidida por Dom Bertrand desde o falecimento de seu irmão Dom Luiz, ano passado. Um homem que fala baixo, intelectualizado e sério, mas de idéias (bem) firmes e tradicionais, como aliás é de se esperar. Segue a íntegra do vídeo: