O Estado do Rio de Janeiro, e as cidades de Petrópolis e Barra Mansa receberam a certificação de eliminação e selos de boas práticas para a erradicação da transmissão vertical de HIV e sífilis. A ação partiu do Ministério da Saúde, que premiou quatro estados e 73 municípios brasileiros, no início de dezembro.
A transmissão vertical acontece durante a gestação, no parto ou na amamentação, sempre da mãe para o bebê. A realização do pré-natal é o melhor meio para evitar a transmissão das doenças. O tratamento pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que domina toda a expertise para o tratamento de tais doenças.
Por meio do cumprimento de critérios e etapas estabelecidos no Guia para Certificação da Eliminação de Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, o estado ou município podem ser contemplados com uma certificação. As cidades devem contar com, no mínimo, 100 mil habitantes, devendo atingir as metas de eliminação a partir dos indicadores de impacto e de processo, assim como os estados. Os locais que alcançaram os melhores indicadores podem receber o Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis nas categorias bronze, prata ou ouro.
Informações: A Tribuna (Petrópolis)