A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra o mês de São Sebastião com a exposição “O Inventário da ArqRio através de sua coleção de São Sebastião”, que acontecerá durante um mês, do dia 1º de janeiro até o dia 1º de fevereiro, na Catedral Metropolitana do Rio, no Centro. A mostra vai reunir quase uma centena de exemplares do Padroeiro provenientes das paróquias e capelas arquidiocesanas, proporcionando uma visão abrangente da devoção a São Sebastião na região.
Além das representações do padroeiro, a exposição oferecerá informações detalhadas sobre o projeto do Inventário, que visa preservar e destacar os bens culturais da Arquidiocese, incluindo um histórico das antigas freguesias que formaram a ArqRio, réplicas de documentos e manuscritos, esculturas e um catálogo abrangente das coleções.
O Inventário dos bens culturais da Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o respaldo do BNDES e do Instituto Vale. A primeira fase do projeto já catalogou os vicariatos Santa Cruz, Oeste, Suburbano e Campo Grande.
A fase atual, em captação, visa contemplar os vicariatos Norte, Sul, Urbano, Jacarepaguá e Leopoldina. O projeto não apenas preserva o patrimônio cultural, mas também envolve a comunidade, com interação com alunos das redes municipal e estadual através de visitas guiadas a monumentos e análises materiais de bens culturais em parceria com o Laboratório de Instrumentação Nuclear da COPPE/UFRJ.
Serviço
Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro – Av. Chile, 245, Centro.
Data: 01/01 a 01/02 – domingo à domingo, das 7h às 18h.