Dia 21 de junho tem início a estação mais fria do ano. Brrrrrrrr Sabemos que o Rio não tem inverno rigoroso, mas sempre há queda de temperatura na cidade e isso requer alguns cuidados diários com nossa pele. Que tal começar já?
A dermatologista Luciana de Abreu, da clínica Dr André Braz, em Ipanema, listou alguns cuidados para que a pele das cariocas continue linda durante todo o inverno!
1) Evite o ar condicionado!
A permanência por tempo prolongado em ambientes com ar condicionado, pode deixar a pele e as mucosas dos lábios, nariz e olhos mais ressecadas. Sempre aplique hidratante no rosto e cremes reparadores/cicatrizantes nos lábios, opções bacanas são as águas termais e águas com hidratantes em spray, bem práticas de aplicar e utilizar.
2) Evite banhos muito quentes e prolongados:
No inverno, é comum tomar banhos mais quentes, e essa alta temperatura da água pode acabar promovendo a remoção da oleosidade natural tanto dos cabelos quanto da pele. Quanto menos quente a água do banho e mais rápida a duração dele, melhor.
3) Hidratação da pele:
Cremes ou loções contendo uréia, alantoína, glicerina, ceramidas, e pantenol são ótimas opções para aplicação no corpo todo, com a pele ainda úmida logo após o banho (pois ajuda a penetrar mais rapidamente o hidratante). Para o rosto, use produtos específicos para pele facial. Atenção especial deve ser dada às áreas naturalmente mais ressecadas como mãos, pés, cotovelos, joelhos, calcanhares – caprichar na hidratação destas áreas!
4) Unhas:
Com o clima seco e frio, as unhas e cutículas ressecam mais, e podem surgir as fissuras nas polpas digitais, descamação lamelar das unhas e fragilidade das cutículas. Hidratação com ceras e cremes para cutículas e unhas, aplicando em forma de massagem nestes locais , várias vezes ao dia, é importante!
5) Beba água!
A ingestão adequada de água ao longo do dia, em média 2 litros por dia, é super importante na prevenção da desidratação e ressecamento da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica, com brilho. Nesta estação, uma dica é tomar chás claros ou de fruta para ajudar a suprir essa ingesta de água diária.
6) Lábios:
Geralmente ressecam muito durante o inverno, podendo surgir inclusive rachaduras e sangramentos. Recomenda-se usar hidratantes labiais com substâncias que promovem formação de um filme protetor, além de efeito umectante.
7) Tratamentos dermatológicos:
Nesta estação do ano, é favorável investir nos tratamentos rejuvenescedores para deixar a pele com aspecto renovado, com brilho e maciez. Também é interessante aproveitar quem não está com a pele bronzeada para fazer depilação a laser .