O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, o segundo mais estressado e o quinto mais depressivo. Diante desse cenário, destaco a importância de direcionar nossa atenção para um movimento crescente de autocuidado e amor próprio que vem ganhando espaço globalmente.
Com o intuito de contribuir para a promoção da saúde mental, compartilho cinco dicas e atitudes simples, além de serem gratuitas, que podem ser incorporadas no cotidiano para manter o equilíbrio emocional:
?1- gratidão
A ciência já se encarregou de comprovar os benefícios dessa prática na saúde mental.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos separou pessoas em dois grupos:
O primeiro manteve um diário com anotações sobre os efeitos colaterais da medicação, como se sentiam sobre a vida, e o que esperavam do dia seguinte.
E o segundo, além das mesmas perguntas, também tinham que listar cinco coisas ou pessoas pelas quais elas eram gratas a cada dia.
O resultado? Depois de 21 dias, a saúde mental e bem-estar do grupo que tinha que listar as razões de sua gratidão estava melhor do que no começo do estudo, enquanto do outro grupo este nível caiu.
O que você está esperando para escolher 5 coisas ou pessoas pelas quais você é grato hoje? Não esquece de registrá-las no papel.
?2- Reduzir o uso do seu celular, principalmente das redes sociais e de app de mensagens instantâneas.
Pode ser que você já tenha pensado sobre isso, mas não saiba nem por onde começar.
Pois é, vivo nesse exercício também.
A questão é que de fato essa era digital está adoecendo muito a sociedade. Muitos estudos comprovam suas consequências negativas como: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole…
Então compartilho aqui algumas práticas que eu mesma comecei a adotar.
1 – escolher momentos-chave do dia (café da manhã, almoço ou jantar) para manter o celular longe de você.
2- Desativar as notificações automáticas.
3- Ativar o modo silencioso do celular a partir de uma determinada hora do seu dia, após o trabalho por exemplo. E não utilizá-lo, nem como relógio, nem como despertador, para evitar a tentação.
4- Estabelecer um tempo mínimo por dia para desenvolver atividades totalmente desconectadas — como praticar esporte, ler ou ouvir música.
5- Reduzir o número de amigos nas redes sociais.
6- Eliminar aplicativos e abandonar grupos de WhatsApp prescindíveis.
Eu sei que não são tarefas tão fáceis de serem praticadas, mas se você escolher uma delas, já estará mudando sua rotina atual. Acredite!
?3- Cuidar da sua saúde física:
Tudo o que acontece no corpo vai alterar nosso comportamento, nosso humor, nossos níveis de atenção e concentração, autorregulação emocional como um todo.
Sendo assim, não venho contar nenhuma novidade que você nunca tenha ouvido, mas venho lembrá-lo da conexão corpo e mente.
Para isso os pilares da sua saúde física estão na prática de exercícios físicos, já que existe hormônio que só é liberado com esse tipo de prática. Sabia disso? Eu fui saber a pouco tempo em uma pós graduação que estou finalizando.
Alimentação equilibrada com boa hidratação já que temos um corpo composto por mais de 70% de água. Somos o reflexo do que nos alimentamos não só fisicamente, o que ingerimos interfere diretamente nas nossas emoções e consequentemente comportamentos.
Sono de qualidade é fundamental para que seu corpo e sua mente possa se restabelecer e também fazer jus a todos os outros aspectos cuidados.
?4- Meditação
Os estudos já comprovaram o quanto a meditação pode apoiar a saúde mental. Para isso, você não precisa subir o Himalaia, ir para Índia, estar em um retiro espiritual ou ter um guru com turbante. Você só precisa começar. Busque por meditações guiadas na internet. Meditar é sobre entrar em contato, observar o que acontece dentro. Dessa forma, se tornar mais consciente, independente do que seja. Feito, é melhor que perfeito!
? 5- Autoconhecimento
É fundamental reconhecer quem você é, com consciência da própria história, dores, traumas, qualidades e dificuldades. Só através do reconhecimento, se escolhe. Sua qualidade mental vai depender e muito desse exercício que eu diria que é para uma vida inteira. Sempre buscando se conhecer e se reconhecer conforme a passagem dos anos, já que vamos nos transformando durante a jornada.
Escolha dizer sim para você agora!