Por conta das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio, na noite desta quarta-feira (03/01), municípios da Baixada Fluminense e parte da capital podem enfrentar o abastecimento de água interrompido devido a uma redução na capacidade operacional da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. A Cedae informou que, nesta quinta-feira (04/12), opera com apenas 64% de sua capacidade máxima, em decorrência das alterações na água bruta causadas pelas chuvas. A medida foi necessária para assegurar a qualidade da água tratada produzida.
A empresa assegurou que técnicos estão monitorando continuamente as condições da água bruta, e a operação da ETA será totalmente retomada assim que as condições do manancial normalizarem.
A Águas do Rio, principal responsável pela distribuição de água na capital e na Baixada Fluminense, alertou que Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita e Queimados podem ser afetados pela redução no fornecimento de água. No Rio de Janeiro, as áreas afetadas incluem o Centro e as zonas Norte e Sul. A concessionária orienta os moradores a fazerem uso consciente da água.
A previsão para essa quinta-feira é de tempo instável, com chuva a qualquer hora, na Região Metropolitana do Rio. O tempo deve firmar somente no próximo sábado, quando as temperaturas entram em elevação.