Apenas nos dez primeiros dias de 2024, a Secretaria de Ordem Pública do Rio (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) realizaram 85 prisões e conduções para a delegacia por furto, vandalismo, desacato, exercício ilegal de profissão e por mandados em aberto. A Seop também realizou ações de ordenamento e desobstrução de área pública, especialmente em áreas com grande concentração de pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Nessas operações já foram apreendidas 152 facas e objetos perfurocortantes, 50 materiais para uso de entorpecentes e um simulacro de fogo.
“Essas prisões realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública, com os programas de auxílio à segurança pública, como BRT Seguro, Rio + Seguro, o programa que faz abordagens a pessoas em situação de rua, culminando, inclusive, na apreensão de facas e objetos perfurocortantes e de pessoas que vandalizam patrimônio público, são importantes para auxiliar na segurança pública e para proteger tanto o patrimônio público como o cidadão carioca“, enfatizou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Durante a Operação Verão, os agentes também acompanham as saídas dos pontos de ônibus que concentram a maior quantidade de passageiros, e as equipes da Seop também apoiam as forças policiais na abordagem de jovens que vão às praias sem a presença de um responsável e que estão sem documentos, medida que visa proteger os adolescentes e inibir a ação de menores infratores em pequenos delitos.