Equipes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal (GM-Rio) entraram em ação para o ordenamento das vias da cidade, após a intensa chuva na madrugada e ao longo do domingo. Foram contabilizados 113 resgates realizados por agentes, utilizando botes e caçambas de viaturas para garantir a segurança das pessoas ao saírem de suas residências e para a retirada de pertences.
A Avenida Brasil, na altura de Irajá, e outros pontos da cidade enfrentaram a remoção de 51 veículos, contando com a presença dos proprietários. No total, 590 agentes foram mobilizados em diversas regiões, com foco especial em áreas com bolsões de água e quedas de árvores. A atuação visou o desvio do trânsito e interdições na Avenida Brasil, bem como o apoio à população e remoção de veículos enguiçados nas ruas. A operação contou com 113 viaturas, 47 motocicletas, oito reboques e dois caminhões.
Além disso, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social, as equipes da Seop auxiliaram na distribuição de colchonetes e água nos pontos de apoio, reforçando a dimensão humanitária das ações em meio aos desafios enfrentados pela cidade devido às condições climáticas adversas.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, ressaltou o comprometimento com o suporte logístico e as iniciativas humanitárias para cuidar da população e amenizar os impactos causados. “A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal estão totalmente focadas e com equipes exclusivas atuando no auxílio aos impactos da chuva, no resgate de pessoas, remoção de veículos e também na ajuda de distribuição de doações de mantimentos e colchões para os desabrigados. Seguiremos firmes nesse trabalho de apoio logístico e ações humanitárias para cuidar dos cariocas e minimizar os impactos na cidade”, destacou o secretário.