Petrópolis, na Região Serrana do Rio, oferece não apenas um mergulho na história imperial, mas também uma fuga para paisagens naturais neste verão com temperaturas próximas ou acima dos 40ºC. Além do famoso Centro Histórico, a cidade esconde tesouros naturais em seus parques e trilhas, proporcionando experiências revitalizantes em meio à natureza exuberante e bem pertinho da capital, com um pouco mais de 60 km do Centro do Rio.
Descubra as dez melhores cachoeiras de Petrópolis para aproveitar neste verão
1 – Cachoeira Véu da Noiva – PARNASO:
- Localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), é famosa, mas melhor apreciada nos meses de verão para um espetáculo completo. A entrada pelo bairro Corrêas custa R$ 18,00 e requer uma caminhada moderada de uma trilha bem sinalizada de 1h30.
2 – Cachoeira das Andorinhas – PARNASO:
- A 5 minutos do Véu de Noiva, oferece uma queda de 15 metros e um poço convidativo para um banho relaxante e refrescante.
3 – Circuito das Bromélias – PARNASO:
- Trilha leve de 30 minutos no PARNASO, com várias quedas d’água e poços ao longo do caminho, como Poço Paraíso, Poço das Bromélias e Poço dos Primatas.
4 – Cachoeira da Rocinha – Secretário:
- Uma das melhores. Além do escorregador natural, explore áreas menos movimentadas seguindo o curso do rio. O acesso é bem fácil. Apesar de íngreme em alguns trechos, com uma caminhada de cinco minutos se chega ao local.
5 – Poço do Rocio:
- No verde bairro do Rocio, destaca-se pela ampla área para mergulho e pedras para relaxar. Acesso fácil na beira da estrada.
6 – Cachoeira do Poço Negro (Poção) – Rocio:
- Em meio à mata, oferece um poço refrescante. Acesso após o km 76 da BR-040, com caminhada fácil.
7 – Cachoeira da Macumba:
- Entre Petrópolis e Teresópolis, com fácil acesso de 5 minutos. Duas quedas d’água proporcionam um visual incrível.
8 – Cachoeira da Ponte Funda – Vale das Videiras:
- Queda d’água de 20 metros em trilha preservada, agradável caminhada de 3 minutos da estrada. Siga pela Estrada União e Indústria até a saída para a BR-495 (caminho para Teresópolis). Marque 13 km. A entrada para a cachoeira fica em uma curva bem acentuada, no lado direito.
9 – Cachoeira das Sete Quedas – Vale das Videiras:
- Próxima à Ponte Funda, com sete quedas d’água e amplo espaço para nadar e relaxar. Taxa de R$ 2,00 para preservação. Ficam quase que exclusivas para os moradores da região de Araras e do Vale das Videiras. Vale a visita, tanto pela beleza das quedas como pelo percurso de 16 kms pela Estrada Bernardo Coutinho, que você pega à partir da rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro.
10 – Cachoeira do Caxambu:
- Próxima ao Centro, oferece um amplo poço para mergulho. Atenção aos perigos de cabeça d’água no verão, especialmente devido às chuvas nas cabeceiras das cachoeiras.
Planeje seu “bate-volta” para desfrutar dessas maravilhas naturais em Petrópolis, mas esteja ciente dos perigos potenciais de cabeça d’água durante o verão, devido às possíveis chuvas intensas nas áreas próximas das cachoeiras. Antes de sair de casa, certifique-se da previsão de tempo das cidades serranas.