Qual o papel da Guarda Municipal, esta aí uma área em que a ideologia do político pode realmente interferir. Dependendo em qual espectro político ele estiver, pode reprimir o comércio irregular, permitir. Mas quem melhor para dizer isso do que os candidatos?
Desta vez o candidato do PSC, Filipe Pereira, também nos enviou sua resposta. Os outros? Ah, tem aqueles que brigam por espaço em um debate na Band, mas não querem responder a um blog.
Solange Amaral (DEM)
Vou implantar o Programa de Segurança Cidadã, em que o foco do patrulhamento e do policiamento não será o confronto, mas a prevenção. Não podemos admitir que o trabalho das forças de segurança seja apenas feito de carro e fuzil. É preciso inteligência e cuidado com o cidadão.
Por isso, vamos priorizar o policiamento ostensivo em corredores comerciais, culturais e históricos. Apresentei, recentemente, na Câmara dos Deputados, uma proposta de emenda constitucional (PEC 255/08) neste sentido, que amplia as atribuições das guardas municipais, dando a elas poder de realizar ações de policiamento ostensivo nas cidades com população superior a um milhão de habitantes. Não sou a favor que a Guarda Municipal seja armada. Mas segurança pública é planejamento e prevenção. E nesse sentido, a guarda pode colabora muito.
Defendo, ainda, a figura da dupla Cosme e Damião, composta por um membro da Guarda Municipal e um da Polícia Militar. A dupla faria o policiamento na rua, prevenindo pequenos delitos e aumentando a sensação de segurança.
Recebi um grupo de Guardas e me comprometo a estudar junto com a PROCURADORIA e uma Comissão, a reivindicação dos celetistas passarem para estatutários.
Além disso, vou instalar mil câmeras em diversos pontos do Rio. Os equipamentos vão ajudar no combate a pequenos crimes, como saidinha de banco, roubos de celular e laptop, entre outros.
Chico Alencar (PSol)
Além disso, os guardas municipais devem atuar na organização do trânsito e garantir o acesso da população aos espaços públicos. Também vamos dar a garantia estatutária de servidores públicos municipais e determinar que o ingresso seja sempre por concurso, o que garantirá maior estabilidade no emprego. Também é preciso pensar num plano de cargos e salários para os guardas municipais, o que hoje não existe.
Vinicius Cordeiro (PTdoB)
Em primeiro lugar, pretendo acabar com a empresa municipal de vigilância e transformá-los em estatutários; segundo, pretendo devolver o transito à PM; alem do que as inspetorias e a chefia da guarda devera ser dadas à guardas que se destacarem pelo mérito ao invés de oficiais do exercito ou da PM; enfim, pretendo armar a guarda para cumprir a missão pela qual foi destinada: a guarda patrimonial dos equipamentos municipais – como escolas, parques e unidades de conservação, por exemplo.
Filipe Pereira (PSC)
No nosso governo, a Guarda Municipal não atuará concorrentemente com os Órgãos Públicos que têm atribuição de Força Policial de Segurança Pública. Ela ocupará o lugar que a constituição lhe confere: Órgão de Segurança Pública Municipal, isto é, a Força Pública Municipal garantidora de seu Poder de Polícia.