A 5ª edição da CasaBloco promove um dia inteiro de programação gratuita, nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), no próximo dia 25, a partir de 14h, quando acontece a abertura do evento, que terá atrações, como filmes, palestras, oficinas, feira de moda, além de gastronomia em parceria com a Junta Local. O bloco Filhos de Gandhi fará a sua tradicional lavagem para celebrar o carnaval. Os ingressos variam entre R$ 160 (inteira) e R$90 (meia) e podem ser comprados na Ingresse.
A 2ª Mostra de Cinema da CasaBloco será a primeira atração da CasaBloco 2024. Na mostra serão exibidos os filmes: “Dia de Alforria”, com direção de Zózimo Bulbul; “EGILI – Rainha Retinta no Carnaval”, dirigido por Caroline Reucker; e “Fevereiros”, com direção de Marcio Debellian. Os ingressos devem ser retirados pela Ingresse.
Às 18h, Leandro Vieira, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, e o diretor Marcio Debellian, realizam a palestra “Carnavais de Bethânia”. O carnavalesco esteve à frente da escolha e execução do enredo mangueirense “A menina dos olhos de Oyá”, de 2019, sobre Maria Bethânia, que também é protagonista de “Fevereiros”.
Nos salões do MAM, também serão oferecidas duas oficinas sobre moda carnavalesca. Os participantes serão orientados por profissionais do ramo, com dicas e técnicas para ajudar na preparação das suas fantasias. Para participar, os interessados devem se inscrever no Oficinas CasaBloco.
A Oficina de Malandros e Cabrochas na Chapelaria será ministrada por Sueli Brandão, que ensinará como confeccionais os itens que eram marca registrada no universo da malandragem carioca na década de 1920. A oficina acontece das 14h às 16h.
“Reciclando Meu Carnaval” será a oficina oferecida por Maria Claudia, que ensinará como aproveitar o material já utilizado em outros carnavais para fazer novos adereços. O encontro acontece das 16h às 18h.
Às 17h, como acontece todos, bloco Afoxé Filhos de Gandhi fará a tradicional lavagem ritualística do local. Em seguida, haverá a apresentação do Pororoca Purpurina, com a participação de conhecidos cantores de blocos cariocas. O encerramento do evento ficará a cargo bloco Quizomba, que sai em cortejo pelos jardins do museu, decretando aberto o Carnaval da CasaBloco, que este ano conta com patrocínio master da Ambev (Brahma), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Cedae e do Bacalhau da Noruega.
Serviço:
Oficinas – Salão do MAM
14h às 16h – Oficina de Malandros e Cabrochas na Chapelaria com Sueli – 30 vagas
16h às 18h – Oficina de Adereços: “Reciclando Meu Carnaval” com Maria Claudia – 30 vagas
Mostra de Cinema – Cinemateca
14h – Sessão 01: “Dia de Alforria”, direção de Zózimo Bulbul; e “EGILI – Rainha Retinta no Carnaval”, direção de Caroline Reucker
16h -Sessão 2: “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian
Palestra no salão
18h às 19h30 – Roda de Conversa: “Carnavais de Bethânia” com Leandro Vieira (carnavalesco) e Marcio Debellian (diretor do filme “Fevereiros”)
17h – Lavagem com Filhos de Gandhi (RJ)
18h às 19h30 – Roda de Conversa: “Carnavais de Bethânia” com Leandro Vieira (carnavalesco da Imperatriz) e Marcio Debellian (diretor do filme “Fevereiros”)
18h – DJ Tata Ogan (RJ)
19h30 – Pororoca Purpurina (RJ)
20h30 – Quizomba (RJ)
17h às 23h – Feira de Moda (A Rua é Nossa) e Gastronomia (Junta Local)
Mais informações no site.
O MAM fica Av. Infante Dom Henrique, 85, no Parque do Flamengo.