Na manhã desta terça-feira (23/01), a Prefeitura do Rio de Janeiro aplicou 21 multas durante operação na Ilha do Governador, Zona Norte da capital fluminense, mais precisamente nos arredores do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Na ação, comandada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), os agentes flagraram dois taxistas que fizeram cobranças ”no tiro”, além de identificarem e inflacionarem veículos com vistoria atrasada, sem apólice de seguro, pneu careca, entre outros.
A equipe também identificou um turista do Maranhão, recém chegado à cidade, que foi enganado por um dos motoristas por cobrança ilegal. O passageiro foi transferido para outro veículo e o condutor teve a licença bloqueada.
Em outro momento, os agentes pararam um carro que estava conduzindo um casal com crianças. Todos haviam chegado da Alemanha e tinham como destino a cidade de Búzios, na Região dos Lagos. O motorista cobrou R$ 600 para realizar a viagem. Além disso, uma motocicleta de aplicativo foi rebocada por estar com o licenciamento vencido e um veículo por mau estado de conservação.
”A Seop realiza diariamente operações nas principais entradas da cidade. Temos equipes atuando na Rodoviária Novo Rio, aeroportos, Píer Mauá e também em grandes eventos. Os nossos agentes verificam a documentação, vistoriam o veículo para que os passageiros viajem em segurança e não corram nenhum tipo de risco de serem enganados pelos maus profissionais. Vamos seguir realizando as operação de fiscalização e não vamos tolerar que esses motoristas continuem atuando de forma ilegal na cidade”, diz o secretário Brenno Carnevale.
A Secretaria de Ordem Pública do Rio orienta que os passageiros denunciem por meio do Portal 1746 os motoristas que estão cobrando corridas fechadas. É importante que o usuário de táxi anote a placa do veículo e informe também horário e local em que o fato ocorreu.
Em 2023, foram realizadas 27.250 vistorias à frota de táxis, sendo 2.250 a mais do que o previsto para o mesmo ano.
Sou taxista auxiliar quando a prefeitura vai liberar as autonomias para os auxiliares ou vai espera a proximidade das eleições pra favorecer os indicados deles políticos despachanteseeleitores indicado e só manobra.
Também estão fazendo estas cobranças fechadas no Santos Dumont, e ainda cobram por número de malas. Paguei 90,00 ,até Ipanema , em novembro