A Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) arrecadou mais de três toneladas de alimentos para as vítimas das chuvas que atingiram bairros e favelas da Zona Norte da cidade, nos dias 13 e 14 de janeiro. Os donativos foram entregues à ONG Voz das Comunidades, com sede em Bonsucesso, na tarde desta terça (23).
Somente em uma semana, o ponto de coleta montado no saguão do Palácio Pedro Ernesto recebeu mais de 350 litros de água mineral, 250 kits de higiene, centenas de itens de limpeza, vestimentas, além itens de mesa e banho.
“Nós ficamos muito felizes com o engajamento da população, que sempre participa das nossas campanhas de doações de sangue anuais e ajudou as vítimas da tragédia em Petrópolis. As pessoas estão sendo solidárias neste momento tão difícil para a nossa cidade, só aqui foram três toneladas de alimentos, além de material de limpeza e higiene. Parabenizo a todas as pessoas que participaram e as empresas que também fizeram doações”, disse o presidente da Casa, o vereador Carlo Caiado (PSD).
Entre os bairros e favelas contempladas estão Irajá, Jardim América, Pavuna e Vigário Geral. A campanha é resultado de uma parceria entre a CMRJ e a Voz das Comunidades, entidade que desenvolve trabalhos por meio das áreas de Impacto Social e Jornalismo Comunitário.
“Se passaram 10 dias e as pessoas já estão tentando voltar para as suas casas. Então, essa doação vem em um momento muito importante porque as vítimas ainda estão em situação de vulnerabilidade social e nós estamos pelo menos diminuindo um pouco essa dor. Esperamos que esta parceria sirva de exemplo para outros órgãos públicos, instituições, empresas e empresários”, destacou o jornalista e fundador da ONG, Rene Silva.
Ao visitar a Casa Voz, Carlo Caiado também conheceu alguns dos projetos desenvolvidos pela Voz das Comunidades, como o Invasão de Livros, o Arraiá do Alemão e o CarnaVoz.
“Eles vêm fazendo um trabalho que acompanhamos há muito tempo e a gente poder interagir cada vez mais é fundamental. Semana passada foi realizado um grande encontro gastronômico aqui na região que ficou lotado, terão eventos no carnaval também. Temos que incentivar mais projetos assim. É papel do poder público apoiar”, disse o presidente da Câmara Municipal.
Não foi somente Carlo Caiado que atuou para ajudar os atingidos pelo último temporal do Rio. Outros vereadores também trabalharam nos acompanhamento de resgate e suporte aos desabrigados, principalmente nas zonas Norte e Oeste. A Região Metropolitana do Rio contabilizou 12 vítimas fatais.