Guarda Municipal do Rio recebe mais de 700 novos coletes de alta resistência à prova de balas

Com uma composição cinco vezes mais resistente que o aço, esses coletes suportam temperaturas de até 400°C. O investimento total alcança a marca de R$ 1.7 milhão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e o comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), inspetor geral José Ricardo Soares, marcaram presença na entrega de 721 coletes à prova de balas, nesta manhã de quinta-feira (25/01). Destinados aos agentes da Guarda Municipal do Rio, os novos equipamentos de segurança individual serão empregados pelos Grupamentos de Operações Especiais, Tático Móvel e pela Ronda Maria da Penha.

O secretário Brenno Carnevale destacou a importância desses coletes balísticos como uma medida crucial para a proteção dos guardas municipais, especialmente aqueles envolvidos em operações mais sensíveis. Ele ressaltou a rotina de fiscalização da ocupação do espaço público e combate à ilegalidade realizada pela Guarda Municipal, atividades que, por vezes, enfrentam resistência.

A Guarda Municipal faz um trabalho diário de fiscalização da ocupação do espaço público e de combate à ilegalidade. E onde tem combate à ilegalidade, em alguns casos, existe uma resistência. O colete balístico é uma forma de proteger os nossos guardas, especialmente aqueles que atuam nas ocorrências das operações mais sensíveis, que são os Grupamentos Tático Móvel e de Operações Especiais, além da Ronda Maria da Penha“, afirmou Carnevale.

A aquisição dos coletes foi possível através de emendas parlamentares da bancada federal fluminense e em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada à Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). O investimento total alcança a marca de R$ 1.7 milhão, abrangendo também a compra de sprays de pimenta, granadas de efeito moral, munições de impacto controlado e outros itens essenciais à segurança.

Os novos coletes, do modelo nível IIIA, são reconhecidos por sua resistência, sendo capazes de suportar disparos de projéteis de arma de fogo até o calibre 9mm, de alta velocidade, e calibre .357 Magnum de alta velocidade. Com uma composição cinco vezes mais resistente que o aço, esses coletes suportam temperaturas de até 400°C.

Os Grupamentos de Operações Especiais e Tático Móvel, responsáveis por situações emergenciais e operações de maior risco operacional, serão os principais beneficiários dos novos equipamentos. A Ronda Maria da Penha, que atua na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência, também será contemplada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guarda Municipal do Rio recebe mais de 700 novos coletes de alta resistência à prova de balas

3 COMENTÁRIOS

  1. Guarda Municipal não é Polícia, nem visada pelos bandidos.
    Quantos agentes da guarda morreram em serviço, ou, ao menos, fora atingidos por disparos???

    Qual teria sido a justificativa para compra de coletes à prova de arma de fogo???

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui