O 1º Encontro de Parlamentares Trans do Brasil será realizado nesta sexta-feira (26), nas dependências do Museu do Amanhã, na Zona Portuária da capital, das 14h às 21h. Na ocasião, líderes e legisladores trans vão se reunir para discutir sobre a elaboração de estratégias de inclusão das pessoas trans nas políticas públicas nacionais, bem como sobre formas mais eficazes de lidar com o preconceito e a violência contra esse público.
No encontro, também será celebrada a crescente participação das pessoas trans na vida pública nacional. Participam do evento: Erika Hilton e Duda Salabert, deputadas federais; Linda Brasil e Dani Balbi, deputadas estaduais; Benny Briolli, Thabatta Pimenta, Filipa Bruneli, Myrella Soares da Silva, Atena Beauvoir, Lins Robalo e Titia Chiba, vereadoras.
Os organizadores do evento pretendem apresentar as estatísticas do relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), de 2023, segundo o qual o Brasil é apontado como país com maior incidência de mortes violentas de pessoas trans no mundo, pelo 14° ano consecutivo.
O encontro é uma realização do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (FórumTT RJ), que reúne mais de 130 líderes transexuais e travestis. O grupo, criado em 2017, conta com o apoio da Associação de Travestis e Liberados (ASTRAL), primeira entidade a defender os direitos dos transexuais no Brasil. A Astral foi fundada em 1992.
O 1º Encontro de Parlamentares Trans do Brasil contará com apresentações artísticas de transsexuais e travestis.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever, basta acessar e preencher o formulário.
Informações: Diário do Porto