Bares do Rio de Janeiro estão variando o cardápio em busca de novos clientes. Mas se engana quem pensa que essa mudança tem a ver com alguma novidade em pratos ou drinks. Os estabelecimentos estão apostando no setor cultural e recebendo exposições artísticas para atrair mais frequentadores.
Os bares Hocus Pocus DNA, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e Al Farabi, no Centro, já recebem mostras de artistas. É uma forma dos clientes terem contato com a arte em locais não tradicionais, como um bar, e poderem curtir as obras sem abrir mão da boêmia carioca.
Os locais têm se tornado, não apenas um ponto de encontro para os apreciadores de cerveja, mas também uma espécie de centros culturais, que resultam em rendas extras para comerciantes e artistas.
O bar Hocus Pocus DNA, na Rua Dezenove de Fevereiro, abriga o projeto “Curadoria”, que dá as boas-vindas à sua primeira artista convidada, Paula Scavazzini, uma profissional originária de São José dos Campos-SP.
Paula já realizou residências artísticas em Paris e Lisboa e sua presença no cenário artístico brasileiro inclui exposições no Museu de Arte Sacra de São Paulo (2023), o Museu de Arte de Blumenau, SC (2016), o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi – MARP, SP (2016) e o Museu de Arte Brasileira – MAB/FAAP, São Paulo (2018).
A filosofia artística de Paula se destaca pela vontade de desafiar as limitações dos espaços expositivos convencionais, buscando lugares menos prováveis para suas obras. Como ela mesma declara:
“Sou super a favor de esgarçar as limitações dos espaços expositivos convencionais e levar a pintura para lugares menos prováveis.” Essa mentalidade é evidenciada na exposição “Magia e Malte”, que marca a inauguração do projeto no bar, onde suas obras podem ser compradas.
Além da experiência de apreciar a arte no ambiente descontraído do bar, o projeto também apresenta uma novidade para os amantes de colecionadores. Uma série exclusiva de long necks será lançada, estampada com as obras de todos os artistas que passarem pelo espaço. Dessa forma, os admiradores da “Curadoria” poderão levar para casa um pedaço desse universo artístico enquanto desfrutam de uma Lager fresquinha, unindo a apreciação da arte com o prazer de uma boa cerveja.
Jap o bar e sebo Al Farabi, na borbulhante Rua do Mercado, recebe a exposição “Brasilidade Estampada” da artista Joana Neves. Com a proximidade do Carnaval, Joana selecionou obras que celebram a diversidade e a exuberância da cultura brasileira.
O Alfa Bar, apelido carinhoso do bar, é conhecido por seus encontros culturais, e se transformará em uma galeria de arte, com colagens, pinturas, carimbos e arte digital, a artista convida todos a explorarem a beleza intrínseca da brasilidade estampada em suas obras.
Esta não é apenas uma exposição de arte, mas uma celebração da rica tapeçaria cultural do Brasil. Em meio às tradicionais rodas de samba que o local promove.