Nesta manhã de quinta-feira (01/02), uma adutora da Águas do Rio rompeu na Avenida Adamastor, no bairro Jardim Xavantes, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O incidente resultou na invasão de água em casas e carros na região afetada. A concessionária Águas do Rio mobilizou seu efetivo operacional para realizar um reparo emergencial na tubulação, que, vale ressaltar, é de grande porte.
Além disso, a empresa acionou profissionais da área de Responsabilidade Social para oferecer apoio aos moradores impactados pela situação. Em decorrência do conserto da adutora, foi necessário interromper o fornecimento de água tratada em partes dos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, conforme informado pela concessionária.
A previsão da concessionária é normalizar gradualmente o abastecimento após a conclusão do reparo, estando programada para a manhã da sexta-feira. A Águas do Rio orienta os clientes nas localidades afetadas a reservar água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias até que o fornecimento seja regularizado.
Para oferecer suporte adicional e informações, a empresa destaca que está à disposição por meio do 0800 195 0 195, um canal disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Áreas atingidas:
- Duque de Caxias: Xerém, Vila Urussaí, Vila Santa Cruz, Vila Santa Alice, Vila Rosário, Vila Operária (Xerém), Vila Maria Helena, Vila Alzira, Vila Actura, Vila São Judas Tadeu, S Bonfim, Saracuruna, Santo Antônio, Santa Lúcia, Santa Cruz da Serra, Santa Cruz, P S Pedro, Parque Barão do Amapá, Parque Paulista, P J Pessoa, Pilar, Parque Vitória, Parque Panorama, Parque Eldorado, Parada Morabi, Parada Angélica, P Adelaide, N S do Carmo, Nova Campinas, Meio da Serra, Mantiquira, Lamarão, Jardim Primavera, Jardim Nat, Jardim Dayse, Jardim Anhangá, Jardim Ana Clara, Império, Guararapes, Figueira, Ferreira, Equitativa, C Madeira, Cidade Parque Paulista, Cidade dos Meninos, Chuno, Chácaras Rio – Petrópolis, Chácaras Arcampo, Capivari, Cângulo, Campos Elíseos, Barro Branco, Aviário e Amapá
- Belford Roxo: Lote XV, Vale do Ipê, Wona, Nova Aurora, Barro Vermelho, Santa Amélia, São Bernardo, Bom Pastor, Retiro Feliz
Mais um problema de concessão pública. Arrebenta adutora quase todo dia atualmente. Pela manhã vi obra de cano arrebentado em Vila Isabel co m quase 20 bairros da cidade com problema de abastecimento. Agora, Belfort Roxo. Em dias anteriores, Irajá, Nova Iguaçu, Campo Grande. Se for feita uma estatística, é assombroso. Não é estranho? Principalmente pelo consumo de famílias e empresas diminuir a cada dia? Os consumidores são arrochados a cada dia com as medições e ação gera reação. Como no caso da pressão de água, que sempre é a mesma produzida, mas não é distribuída nos canos tributários de chegada. Isso deve sacrificar por retorno de pressão o encanamento primário, favorecendo as rupturas. Afinal de contas, a pressão da água tem que ir para algum lugar. Alguma sugestão melhor?