Na última sexta-feira (02/02), representantes do SINDPOL-RJ dirigiram-se ao Palácio Guanabara para entregar uma carta ao Governador Cláudio Castro, expondo o caos enfrentado pelos agentes da polícia civil em sua rotina de trabalho.
A presidente do sindicato, Márcia Bezerra, revelou que o documento aborda as principais dificuldades que a categoria enfrenta há anos. Entre elas, destacam-se o aumento do vale-alimentação, atualmente em apenas 12 reais por dia, o vale-transporte, fixado em 150 reais por mês, e o reajuste de 6,5% prometido pelo governador. Além disso, o sindicato exige melhorias na estrutura das delegacias, que se encontram sucateadas, com mofo, móveis quebrados e muitas sem ar condicionado. A situação se agrava com agentes sendo obrigados a realizar plantões em dupla durante toda a madrugada.
“O momento é grave; não toleraremos mais sermos tratados como meros números na segurança pública! Se hoje o governador pode mencionar dados positivos sobre a redução da violência, isso se deve a nós, policiais civis do estado do Rio de Janeiro. É inadmissível não sermos tratados com respeito. Iremos reivindicar nossos direitos!” declarou Luiz Cláudio da Cunha, vice-presidente do Sindpol-RJ.
No final de 2023, o sindicato realizou uma inspeção nas delegacias de Niterói após denúncias de agentes. A maioria das delegacias apresentava ambientes insalubres, sem salas de descanso adequadas, ausência de assentos sanitários nos banheiros, salas de evidências abarrotadas de provas sem espaço de armazenamento, paredes mofadas, e infestações de cupins e baratas.
O Sindicato faz um apelo à categoria para denunciar qualquer tipo de abuso que estejam sofrendo por meio dos canais de comunicação do Sindpol-RJ. A greve é considerada como uma possibilidade real caso as demandas não sejam atendidas.
O transporte é no valor de R$ 100, 00 e não, R$ 150 como na matéria consta.
Isso que da botar um sem noção para governar um estado como o RIO DE JANEIRO , em 2026 votem nele novamente quem sabe ele acaba com o estado de vez .
Claudio fraco!
Cadê o dinheiro da Privatização da Cedae? Onde esse cara enfiou? 12 Reais como vale alimentação é muita sacanagem. 150 por mês pra vale transporte é um escárneo.
Como é que a Sociedade pode cobrar uma Polícia honesta e eficiente se o Estado não dá as minímas condições de trabalho.
Tem que aumentar impostos para poder pagar melhores benéficos para os funcionários público (12 reais de alimentação e 150 de auxílio transporte é muita sacanagem) enquanto isso dezenas de milhões de gastos com câmeras corporais em toda polícia do estado.