Rafael Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, assume, nesta terça-feira (06/02), a Prefeitura de Búzios após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negar a defesa do prefeito Alexandre Martins e do vice-prefeito Miguel Pereira, ambos do Republicano.
A cerimônia de posse está confirmada para às 10h na Câmara Municipal de Búzios.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o afastamento do prefeito e do vice-prefeito por abuso de autoridade nas eleições de 2020. O magistrado rejeitou o recurso apresentado pela defesa, sustentando as alegações de irregularidades durante o processo eleitoral.
A decisão do tribunal foi baseada em uma denúncia anônima que levou policiais militares a apreenderem R$ 6,2 mil em espécie e material de propaganda do prefeito, na época candidato. O material foi encontrado no carro do coordenador da campanha, juntamente com anotações de pagamentos a colaboradores e supostos benefícios oferecidos a eleitores.
O TSE levanta suspeitas sobre a possível compra de votos e a distribuição de cestas básicas em troca de apoio eleitoral, reforçando a gravidade das acusações de abuso de poder durante o processo eleitoral de 2020 em Búzios.