Primeira gravadora da América do Sul ficava na Rua do Ouvidor

Livrarias, jornais, cafés, cinemas, a via sempre foi movimentada social e culturalmente. A Casa Edison, fundada em 1900 por Frederico Figner, também ficava lá, no número 107

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Já perdi as contas de quantas vezes citei a Rua do Ouvidor nesta coluna de história. A via, bem próxima à sede do DIÁRIO DO RIO, tem muitas memórias que merecem ser lembradas e contadas. E até cantadas. Esse é o tema do texto desta quinta-feira: a primeira gravadora da América do Sul.

Livrarias, jornais, cafés, cinemas, a Rua do Ouvidor, historicamente, sempre foi uma via movimentada social e culturalmente. A Casa Edison, primeira casa gravadora no da América do Sul, fundada em 1900 por Frederico Figner, também ficava lá, no número 107.

Propaganda dos Gramophones Gramophophonos e Phonographos da Casa Edison no Correio Paulistano Edicao 13865 27 de marco de 1902 quinta feira Primeira gravadora da América do Sul ficava na Rua do Ouvidor

No início dos trabalhos, a Casa Edison somente importava e revendia cilindros fonográficos (utilizados nos fonógrafos de Thomas Edison) e discos (utilizados nos gramofones de Emil Berliner). Contudo, em 1902, possibilitou um marco na cultural em todo o Brasil.

No citado ano, a Casa Edison lançou o que é considerada a primeira música brasileira gravada: o lundu “Isto É Bom” do compositor Xisto Bahia na voz de Baiano.

Já em 1917, outro feito histórico. O primeiro samba gravado em nosso país teve todo o processo de gravação realizado na Casa Edison. A música em questão é “Pelo Telefone”, de autoria de Donga e Mauro de Almeida, também cantada por Baiano.

A Casa Edison foi representante da Odeon Records e dos vários selos que a empresa alemã possuía. Também administrou a fábrica recém aberta pela Odeon no Rio de Janeiro, a partir de 1912.

No ano de 1926, a gravadora perderia a representação da Odeon e, em 1927, passaria a gravar pelo selo Parlophone.

cc9c5fe5 5431 4f79 971d e8a59c5d12c8 Primeira gravadora da América do Sul ficava na Rua do Ouvidor

Na década de 1930, mais precisamente em 1932, a Casa Edison saiu da indústria fonográfica e passou a operar com máquinas de escrever, geladeiras e mimeógrafos. Encerrou as atividades em 1960.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira gravadora da América do Sul ficava na Rua do Ouvidor

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui