História da antiga fábrica de gás do Rio de Janeiro

Parte do prédio ainda existe, na Avenida Presidente Vargas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Google Street View

Iluminação pública ainda é motivo de debates em nossa sociedade e cidade. Por alguns motivos. Voltando no tempo, nos deparamos com diferentes momentos desse processo histórico. Por exemplo, quando o Rio de Janeiro era iluminado por energia gerada através do gás e precisou de uma fábrica para isso.

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, propôs ao governo imperial que a iluminação pública do Rio de Janeiro fosse gerada através do gás.

No ano de 1849, o governo imperial aceitou a proposta. A fábrica de gás foi construída em 1853 pelo engenheiro militar inglês William Bragge. A inauguração foi em março do ano seguinte.

ipatrimonio Rio de Janeiro Antiga Fabrica de Gas Imagem Biblioteca Nacional História da antiga fábrica de gás do Rio de Janeiro

Foto: Biblioteca Nacional

Arquitetura fabril de composição sóbria e funcional. Dois longos braços térreos são unidos por um corpo central mais elevado de onde assoma a graciosa torre cilíndrica do relógio. O conjunto de aspecto unitário agrupa as diferentes funções da antiga fábrica: escritórios, oficinas, depósitos e moradas de operários“, detalha o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac.

Na parte superior da fachada foi escrito: Ex fumo dare lucem (Do fumo, a luz).

Em 1969, o prédio foi integrado ao patrimônio da Companhia Estadual de Gás, CEG. No dia 16/06/1983 teve um tombamento provisório. Em 06 de setembro de 1990 a construção foi definitivamente tombada.

A construção abrigou o Museu do Gás até 1997. No entanto, sem um uso mais qualificado atualmente, a histórica construção é constantemente vítima de vandalismo, como mostra uma recente foto tirada por Marconi Andrade, ativista do patrimônio no Rio.

428599180 3279797352150449 1103329220173969581 n História da antiga fábrica de gás do Rio de Janeiro

É impressionante como não acontece nada com esse prédio tão importante para a cidade do Rio e o Brasil“, disse Marconi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da antiga fábrica de gás do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui