O setor hoteleiro do Rio de Janeiro é só sorrisos neste início de 2024. Além do período de férias escolares e do Carnaval, que já terminaram, a Cidade Maravilhosa recebe atualmente o Rio Open, um dos principais torneios de tênis da América do Sul, e uma reunião ministerial de chanceleres, considerado o primeiro evento de grande porte relacionado ao G20, encontro dos principais chefes de Estado mundiais, que acontece em novembro.
O Rio Open, que acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, teve início no último sábado (17/02) e termina no próximo domingo (25/02). Ele engloba 13 torneios, pertencentes ao ATP 500. O complexo onde o evento é realizado é composto por 9 quadras, sendo uma com capacidade para mais de 6 mil espectadores. Há também uma área interativa, o Leblon Boulevard, com diversas atrações para o público, com stands, lojas e espaço gourmet.
Já o primeiro encontro do G20 ocorre na Marina da Glória, também na Zona Sul carioca, nesta quarta-feira (21/02) e também na quinta (22/02). O evento principal, em novembro, abordará desde o financiamento a ações climáticas à reforma de instituições internacionais.
Vale ressaltar que, durante o período de Carnaval, isto é, de 9 a 14 de fevereiro, a rede hoteleira do Rio teve quase 90% de ocupação. As regiões mais procuradas na capital fluminense foram Botafogo/Flamengo, com 90,73%, seguida por Ipanema/Leblon (88,87%), Copacabana/Leme (87,84%), Centro (87,20%) e Barra da Tijuca/Recreio dos Bandeirantes (83,38%).
De acordo com o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a intensa programação vem recompensar os esforços do trade turístico para aumentar a atratividade do Rio para eventos.
”Um calendário de eventos sólido é fundamental para o turismo em geral e para a atividade hoteleira em particular. Movimenta o comércio, shoppings, bares e restaurantes e eleva a arrecadação de impostos, o que representa novos investimentos na cidade”, disse.