Light identifica ‘gatos’ em Campo Grande e em Seropédica

Uma lanchonete, um depósito e um mercado, em Campo Grande e em Seropédica, na Zona Oeste da cidade, estavam conectados diretamente na rede da Light

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em mais uma ação de combate ao furto de energia, funcionários da Light identificaram, nesta quinta-feira (22/02), que uma lanchonete, um depósito e um mercado, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e em Seropédica, Região Metropolitana fluminense, estavam conectados diretamente na rede da Light. Com a irregularidade, o consumo de energia não passava pelos relógios medidores da empresa. A ação contou com apoio da Polícia Militar.

As fraudes faziam com que as unidades deixassem de registrar cerca de 35Mwh, o que equivale a, aproximadamente, R$ 25 mil em contas de energia, segundo estimativas da distribuidora.

Ao longo de 2023, a concessionária inspecionou mais de 610 mil locais para combater os “gatos”. O prejuízo anual para a companhia é de cerca R? 750 milhões. Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, a cada dez clientes regulares há outros seis que furtam energia. Além de ser crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de oito anos de prisão, o furto de energia é também um dos principais causadores de falta de luz.

Isto é mais percebido no verão, quando as temperaturas elevadas aumentam o consumo perdulário em locais com altos índices de ‘gatos’, como comunidades cariocas, fazendo com que transformadores configurados para atender o número de clientes que a concessionária tem cadastrados entrem em sobrecarga. Em muitos lugares, o volume de ligações clandestinas é até 5 vezes superior à demanda suportada pelo transformador, o que sobrecarrega e danifica o equipamento, causando falta de luz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Light identifica 'gatos' em Campo Grande e em Seropédica

7 COMENTÁRIOS

  1. Aqui no condomínio em santa cruz é o q mais tem, enquanto eu fico em casa 15 dia do mês pago 200 reais as vezes até mais, tem gente q passa o dia todo em casa todos os dias ar ligado dia e noite e ainda paga 120, 150.

  2. Como não sou a favor de gatos, vou ajudar a light fornecendo potenciais localidades com ligações irregulares: Aço, antares, cesarão, rola, arará, baixa dos sapateiros, maré, nova Holanda, ipe, cidades dos meninos, Bom pastor, jardim redentor, Rocinha, Morro do Vidigal, vila Cruzeiro, Coreia, Fé, sereno, Morro dos macacos, Morro do 18, Cidade alta, Chapadão, Morro do dendê, carobinha, vila dos pinheiros, manguinhos, Sapo e tem outros que não me recordo, mas deixo aqui minha contribuição. Vai lá light.

  3. Engraçado que eles identificam tudo e até tem estimativa,mais na hora de ligar ou religar ou quando dar prejuízos nos clientes eles querem recorrer e diminuir valores

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui