Chafariz da Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, vira latrina e caçamba de lixo

Monumento, que é tombado pelo Iphan, foi adquirido por D. Pedro II, no século XIX. Só existem mais dois exemplares desse chafariz: na Suíça e na França

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Uma das estátuas com mão amputada / SOS Patrimônio

O Chafariz da Praça Mahatma Gandhi, no Centro da capital, construído por Louis Sauvageau, em Viena (Áustria); e fundido em Val d’Oise, em Paris (França); no século XIX, está completamente abandonado pelo poder público do Rio de Janeiro. O monumento, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), apresenta vários sinais de depredação, conforme pode ser visto em um vídeo publicado por Marconi Andrade na página do Grupo SOS Patrimônio.

As estátuas do chafariz foram as vítimas preferenciais dos depredadores. Umas delas teve mão amputada e nariz quebrado. Outra recebeu uma pichação no peito e perdeu uma das mãos. Os querubins não foram poupados tendo asas quebradas e arrancadas.

Os degraus de acesso ao espelho d´água, por sua vez apresentam afundamentos em várias partes, com clara perda de firmeza para quem queira se aproximar, sem sofrer acidentes. Já a parte interna do equipamento apresenta uma grande rachadura e queda de reboco.

O mais chocante no que diz respeito ao espelho d´água, que está vazio, é a quantidade de fezes encontradas. Transeuntes e moradores de rua simplesmente transformaram o monumento em uma latrina a céu aberto. Segundo Marconi Andrade, o cheiro no chafariz é insuportável, inviabilizando qualquer tentativa de aproximação.

Por sorte ou azar, Andrade flagrou um homem – que não parecia ser morador de rua – que havia acabado de evacuar dentro do chafariz. Ação é indicativa de que o local já é reconhecido como banheiro público por quem circula pela Cinelândia. A quantidade de lixo dentro da construção também chama atenção. Nas imagens podemos ver que o local não passa por manutenção e limpeza há muito tempo.

Quando D. Pedro II adquiriu o monumento jamais poderia imaginar que a obra passaria a ser alvo de escárnio e desprezo por parte da população e dos governos constituídos. Existem no mundo mais dois exemplares idênticos ao carioca: um no Jardim Inglês, em Genebra, Suíça; e outro em Troyes, na França. Certamente, nenhum dos dois foi transformado em latrina ou caçamba de lixo.

O desconhecimento da História não justifica a depreciação de um patrimônio que pertence a toda a sociedade.

Crédito: Marconi Andrade / SOS Patrimônio

Com informações do site ipatrimônio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chafariz da Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, vira latrina e caçamba de lixo
lapa dos mercadores 2024 Chafariz da Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, vira latrina e caçamba de lixo

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma ideia para o IPHAN , pegue o chafariz e coloque dentro do Palácio da cidade em Botafogo quem sabe ai DUDU PAES PALHO olhe ele com mais atenção.

  2. Eu sou frequentador da cinelandia,na praça Paris é outro local que é próximo dali está também abandonado,entram moradores de ruas,até falei com guardas municipais que tinha um morador de rua fazendo necessidade,eles tava até de carrinho elétrico,mas o problema piora ainda quando da 19 horas,aí vira um bunda lele é uma festança de moradores de rua eu que fazia Ginástica ali não vou mais pois já me aborreci muito,não dá mais o centro da cidade esta abandonado,nada mais pra falar ,em alguns anos atrás sem ser esses governantes atuais,todo o centro era vigiado por guardas municipais,seguranças privadas,tinha até cabine da polícia,essa praça era limpa e com seguranças da praça,e se alguém tentasse fazer algo ia direto pra cabine da polícia,enfim a má gestão atualmente da nisso aí,incompetência,negligência,omissão tudo que engloba esse desgoverno.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui