Estação Leopoldina é repassada para a Prefeitura do Rio; conheça o projeto de revitalização

A aquisição do prédio faz parte de um plano ambicioso para revitalizar a região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio celebrou um marco para o patrimônio histórico do município, ao receber oficialmente do Governo Federal a histórica Estação Leopoldina, Na manhã desta segunda-feira (26/02). A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e representantes governamentais, destacando o início de um novo capítulo para um dos prédios mais imponentes do início do século XX.

A aquisição da Estação Leopoldina é parte de um plano ambicioso para revitalizar o local e devolvê-lo à sua antiga glória. O projeto inclui a restauração da estação e a construção de um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida em seu entorno. Além disso, está prevista a criação de uma segunda Cidade do Samba, destinada a abrigar as prestigiadas agremiações da Série Ouro do carnaval carioca.

img 4841 Estação Leopoldina é repassada para a Prefeitura do Rio; conheça o projeto de revitalização
Projeto da construção – Foto: Divulgação/Prefeitura

Diretamente de Brasília, o prefeito Eduardo Paes expressou sua satisfação com a conclusão do processo de transferência da Estação Leopoldina para o município do Rio de Janeiro. Em suas palavras, ele ressaltou: “Agora é oficial: a antiga Estação Leopoldina foi repassada da União para o município do Rio! Vamos dar fim a um abandono de décadas e ressignificar este lugar histórico.”

A Estação Leopoldina, também conhecida como Estação Barão de Mauá, é um marco ferroviário inaugurado em 6 de novembro de 1926 pela Estrada de Ferro Leopoldina. Nomeada em homenagem ao pioneiro da ferrovia no Brasil, Barão de Mauá, a estação desempenhou um papel fundamental na história do transporte ferroviário no Rio de Janeiro.

No entanto, em fevereiro de 2001, a estação foi fechada para passageiros após um trágico acidente. Um trem, vindo da Estação São Cristóvão, perdeu o controle dos freios e colidiu com uma das pilastras da plataforma de embarque e desembarque de passageiros, resultando no encerramento das operações.

Eduardo Paes, anunciou que não trabalha com prazos definidos para a entrega da finalização da restauração da Estação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estação Leopoldina é repassada para a Prefeitura do Rio; conheça o projeto de revitalização

14 COMENTÁRIOS

  1. Só me vem uma palavra em minha mente: lamentável!
    Por dois motivos: por ter votado no atual prefeito do Rio de Janeiro, Sr. Eduardo Pães e por esse mesmo prefeito ter em mente um projeto tão insano.
    Revitalização da Estação da Leopoldina, Já!
    Cidade do Samba 2 , Jamais!

  2. Apesar de achar que o atual Prefeito trabalha pelo Rio, nessa questão da Leopoldina sou totalmente contrário. Lamento profundamente a opção escolhida. Já tive oportunidade de escrever aqui sobre isso. Quando São Paulo que tem uma malha ferroviária muito melhor que a nossa anuncia projetos para ligar algumas cidades por trem é de entristecer que a Cidade do Rio de Janeiro que já tem uma malha pronta para ligar e atender o público da Leopoldina por trens, aproveitando, inclusive o terminal Gentileza, ali pertinho, esperdice essa oportunidade. O povo dos bairros da Leopoldina não merecem ficar submetidos aos péssimos serviços prestados pelos ônibus da nossa cidade. Lamento pelo povo dos bairros da Leopoldina assim como pelos comerciantes que desenvolveram seus negócios em torno das estações. Bonsucesso, Ramos, Olaria, Brás de Pina, Penha e outros mereceriam mais consideração da Prefeitura. Todo mundo sabe que o melhor meio de transporte é por trilhos. Perguntem ao povo que mora próximo do metrô. Perderia muito tempo escrevendo aqui os benefícios da revitalização da Estação Leopoldina para uso de meio de transporte e os benefícios econômicos que adviriam disso. Ao invés disso o Senhor Prefeito, no qual votei, prefere a demagogia populista e despreza totalmente essa população do subúrbio carioca da Leopoldina. Isso é uma covardia. O melhor projeto para a Estação da Leopoldina deveria ser a sua revitalização e a retomada do seu uso como transporte por trem. O próprio Prefeito fala tanto em VLT ou seja trilho e faz um projeto demagógico. Mesmo com a revitalização da Estação da Leopoldina funcionando como estação ferroviária haveria espaço para fazer moradia desde que segmentado ou murado os espaços dos trilhos. Centro de Convenções se ali do lado já tem um centro de convenções que pode ser ampliado porque existe um terreno ao lado completamente ocioso. Cidade do Samba 2 há outras opções, inclusive perto da Cidade do Samba 1. Enfim fico triste pela solução encontrada. Só lamento que o Senhor Prefeito esteja fazendo coisas única e exclusivamente pensando em eleições.

    • Concordo plenamente, a cidade do samba já existe, precisamos de mobilidade urbana com dignidade todos os ramais atendidos pela estação Leopoldina deveriam ser renomados, assim como Rio/S/P Rio/MG. Em fim um economia dustribuida , com mais conforto e segurança.

  3. A noticia é incompleta. Deveria esclarecer se a estação servirá ao transporte público, principalmetne ao transporte ferroviário. O desenho mostra área de app restrito por faixaas de trafego rodoviario. Uma lastima ultrapassada do ponto de vista urbanistico, ecologico, controle de enchentes e inundações, e nenhuma informação é dada sobre a estação e o transporte ferroviário atual e futuro.

  4. Não é possível, a notícia mais triste desse ano para o mobilidade do Rio e a cidade como um todo q vai assistir mais bilhões jogados fora posto na mão dos bichos com CNPJ como diz Rodrigo Pimentel para uma cidade inútil do Samba 2 quando tal recurso poderia ser usado realmente para o população carente de muita coisa…….fora a estação q poderia, deveria ser resignificada se tornada a estação final para linhas interestaduais de trens de média velocidade ou estação final do Trem Bala!!!! Triste triste triste, só poderia dar nisso essa união desgraçada com Luiz Inazi

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui