O Projeto de Recuperação da Vegetação de Restinga das praias de Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, desenvolvido desde 2009 pelo Instituto E, é uma das iniciativas brasileiras que receberão o apoio do Fundo Comunitário do Airbnb. O anúncio feito essa semana indica a doação de R$ 1,7 milhão para organizações brasileiras em apoio a iniciativas de sustentabilidade e conservação.
O Fundo Comunitário do Airbnb tem como meta apoiar iniciativas de sustentabilidade e conservação em diferentes cidades. Lançado em 2020, o Fundo pretende investir 100 milhões de dólares até ao final de 2030 em todo o mundo. Seu compromisso com esta ação é fortalecer os bairros e cidades onde atua, locais que seus anfitriões chamam de lar, compartilhando seu sucesso com os negócios e as comunidades locais.
“Para nós do Instituto-E, ter conosco o Airbnb, empresa reconhecida globalmente por sua visão e iniciativas de inovação, demonstra o quanto um olhar generoso e de cuidado com a natureza e sua relação com a cidade, que idealizamos e iniciamos em parceria com a Prefeitura é um ato de vanguarda. Quando juntos protegemos a restinga das praias de Ipanema e Leblon estamos demonstrando ao mundo o quanto nós, cariocas, cuidamos deste espaço de expressão de nossa cultura singular: do equilíbrio entre a complexidade de uma vida urbana com a vulnerável e bela natureza que envolve nossa cidade”, diz Oskar Metsavaht, fundador e presidente do Instituto E.