Quando se trata de responsabilidade social, o apoio e a iniciativa da população e de empresas privadas, que agem voluntariamente, ajudam na conscientização para uma cidade mais gentil com seus habitantes.
Os eventos beneficentes buscam auxiliar em temas sensíveis e muito presentes na nossa sociedade, como: fome, desigualdade social, violência doméstica, entre outros.
Assuntos como a inversão de valores na realidade atual são pautas para que muitos desses eventos beneficentes sejam realizados, afim de que possam conscientizar a população de que não estamos sozinhos na caminhada, gerando o que chamamos de transformação social através do voluntariado, promovendo cidadania e estimulando o desenvolvimento da comunidade participativa.
Dentre os muitos eventos beneficentes realizados ao longo do estado do Rio, por exemplo, temos o Festival Bom de Mesa, que também tinha o intuito de prestar homenagem aos 450 anos da cidade, chefs de diferentes estados do Brasil foram convidados para o festival. O jantar do evento – que contou com a presença de ícones como Isaías Neves, Ana Bueno, Paolo Neroni e Flávia Quaresma – visava arrecar fundos para o projeto RioSolidário..
O RioSolidário tem como objetivo – junto com grandes parcerias – a criação de projetos para a transformação da educação e a criação de novas oportunidades no desenvolvimento de crianças e jovens.
Além da gastronomia, o esporte também é um viés muito explorado em projetos sociais. Um dos principais segmentos são as partidas de futebol beneficentes. Neymar, por exemplo, é um dos jogadores mais engajados em causas sociais. O jogador mais famoso do Brasil, que recentemente estrelou uma campanha publicitária para um site de poker, sempre participa de campeonatos em prol das crianças, adolescentes e diversas questões sociais. Em dezembro, ele participou de um jogo com o craque Robinho na campanha Futebol Contra Fome, arrecadando alimentos e contribuindo cada vez mais com a sociedade.
A Apae seguiu investindo nos jogos para atrair as pessoas e conseguir apoio, em parceria com a NEIPP foi organizado também um bingo beneficente, onde todo o dinheiro arrecadado foi revertido para a instituição.
Eventos relacionados a moda e arte também são um atrativo quando se trata de apoio às causas sociais. O instituto Refazer realizou no dia 17 de março um brechó beneficente, onde toda a verba arrecadada foi revertida para a manutenção dos projetos da instituição, que atende crianças e adolescentes encaminhadas pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF).
O projeto Refazer é uma ONG que foi criada em 1995 com o objetivo de assistir às crianças que são tratadas pelo IFF, promovendo mais qualidade de vida aos pacientes através de terapias, atividades educativas e outros auxílios que venham a ser necessários.
De grande visibilidade, o espetáculo “vitrine” teve sua renda destinada à fins beneficentes, sendo revertida integralmente para a Comunidade Católica Jesus Menino, que vem realizando trabalhos em prol de pessoas especiais. A apresentação contou com a presença do Coral Do Ré Mi e teve a participação especial de Danilo Caymmi e coreografias inéditas assinadas pelo bailarino internacional Guto Muniz. O espetáculo foi realizado no Theatro D. Pedro e marcou o inicio das atividades do Programa Canta Petrópolis em 36 escolas do município.
Projetos como esse, que acontecem não só no Rio de Janeiro, mas como em todo país e no mundo, destacam ações que qualquer um pode fazer para tornar o nosso mundo um lugar melhor, e para provar que ainda existe esperança, mesmo nos simples gestos de quem pode doar um pouco do seu tempo para ajudar ao próximo.