Na noite do último domingo (17), um homem foi flagrado ao abandonar pitbull vivo em uma caçamba de lixo. O cão esteva dentro de um saco plástico amarrado com fios de cobre. O abandono ocorreu na Rua Augusto Nunes, no bairro de Todos os Santos, na Zona Norte do Rio. O crime foi registrado por câmeras de segurança locais.
O advogado do criminoso veio à público afirmar que ele estaria sendo vítima de ameaças de morte, depois da divulgação do caso. O agressor já foi identificado e tem depoimento marcado com Wellington Vieira, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
Wellington Vieira afirmou que o criminoso confirmou que comparecerá à DPMA. Ele disse ainda que a data não será revelada por causa das supostas ameaças por ele sofridas. Enquanto isso, a Polícia Civil dá prosseguimento às investigações para conclusão do inquérito sobre crime ambiental de maus-tratos, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão.
O pitbull foi encontrado por Thiago Gouveia, morador da rua onde o cão foi abandonado. Thiago e vizinhos levaram o animal, que estava muito debilitado, a uma clínica veterinária no Engenho de Dentro, também na Zona Norte. O cachorro continua em tratamento veterinário. De acordo com Gouveia, outros animais em más condições de saúde já haviam sido abandonados no local.
Informações: O Globo