As obras para a construção da estação Gávea do MetrôRio, que foram paralisadas há quase uma década, estão próximas de serem retomadas. Isso se deve ao fato de que o Governo do Rio de Janeiro, o Ministério Público estadual (MPRJ), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e as concessionárias envolvidas estão próximos de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), chegando a um acordo.
Conforme relatado pelo jornal “O Globo”, o fim do impasse entre as partes foi comunicado aos representantes da Associação de Moradores e Amigos da Gávea (Amagávea) pelo chefe de gabinete da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, Rogério Sacchi, na última sexta-feira, dia 15 de março. A pasta é comandada por Washington Reis.
Sacchi assegurou à Amagávea que o TAC será assinado até o próximo dia 1º de maio, embora Reis tenha a intenção de reduzir esse prazo. Na última segunda-feira, dia 18, ele se reuniu com o presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, para resolver eventuais questões pendentes.
“Estamos muito próximos de assinar o documento. Estamos nos ajustes finais. Haverá uma solução para o impasse. No dia da assinatura do TAC, pretendo emitir o memorando de início da obra. Não deixaremos para o dia seguinte”, declarou o secretário.
METRÔ INACABADO NO RIO DE JANEIRO – MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS AOS NOSSOS POLÍTICOS CARIOCAS GATUNOS, OPORTUNISTAS, EMBUSTEIROS E MAFIOSOS, CAMBADA DE INCOMPETENTES, QUE NÃO CONSEGUEM FAZER ACABAR UMA SIMPLES ESTAÇÃO DE METRÔ EM ONZE ANOS !!!
E o dinheiro do povo gasto para a construção desta obra vai parar onde, no fundo do ralo ?
Claro que não, este dinheiro já foi devidamente defenestrado e foi parar nos bolsos destes larápios políticos cariocas !!!
Onde foram parar estes projetos de expansão do metrô carioca e fluminense ?
1) A nova linha de metrô da Gávea ao Largo da Carioca – Com oito estações: Gávea, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, Humaitá, Largo dos Leões, Morro Santa Marta, Santa Teresa (no Largo dos Guimarães, com um acesso, ao Bairro de Fátima, atendendo também à região da Rua Riachuelo) e Carioca.
2) Estação Rio Sul, que fica entre as estações Botafogo e Cardeal Arcoverde. A parada será na Rua Álvaro Ramos, próximo ao Shopping Rio Sul.
3) A conclusão do segundo nível da estação Carioca, que está lacrado desde que o metrô foi inaugurado.
Este nível é, na verdade, o final da Linha 2, que deve passar pela Praça Cruz Vermelha, pela estação Carioca e deve chegar à Praça XV.
4) Metrô Uruguai-Engenho de Dentro, com as seguintes estações: Uruguai, São Miguel (na altura da Muda), Barão de Mesquita (entre as Ruas Maxwell e Uruguai) , Grajaú-Largo do Verdun, Engenho Novo, Méier, Engenhão.
5) Além do projeto do metrô Uruguai-Engenho de Dentro acima, existe um outro projeto de um túnel que liga o começo da Rua Uruguai ao Jardim Botânico e indo até a Gávea, prosseguindo esta linha vinda do Engenho de Dentro.
6) Expansão da Linha 4, do Jardim Oceânico até a Alvorada e ao Recreio dos Bandeirantes.
7) A Linha 3 que liga Niterói a São Gonçalo, com quatorze estações: Arariboia, Jansen de Mello, Barreto e Pátio, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba (com futura ampliação até Itaboraí).
E o pior é que o traçado do metrô do Rio de Janeiro é em linha reta, de ponta-a-ponta, não existem linhas que se cruzam, que fazem baldeação: este projeto de metrô é uma grande tolice…
Quem projetou isso sequer cogitou verificar os traçados dos metrôs de grandes e civilizadas cidades como Paris, Londres, Berlin, Moscou, Madrid, Istambul e por aí vai…
E por que não há interesse em tirar estes projetos do papel ?
Porque o dinheiro público carioca já tem destino certo – o bolso destes corruptos e meliantes políticos cariocas, que não têm a menor vergonha na cara, que não têm o menor comprometimento com o bem-estar do pobre povo desta cidade.
Esta notícia é a famosa faz-me rir…
Tanto dinheiro roubado dos cofres públicos cariocas nos últimos cem anos, e ninguém se digna a acabar esta merreca de estação de metrô Gávea. E com aquele design paupérrimo de sempre !!!
Enquanto isso em Moscou…
A Grande Linha Circular de metrô de Moscou, que passa por todas as linhas radiais, foi completada em Moscou em 1º de Março de 2023, e se tornou a maior do mundo em extensão. Foram inauguradas treze novas estações, para finalizar as obras desta Grande Linha.
A maior linha circular de metrô foi construída em tempo recorde. O primeiro trecho foi aberto em 2018, seguido de vários outros em 2021, incluindo o maior trecho de metrô na história de Moscou, com dez estações em 21 quilômetros de extensão.
A seção seguinte, no Noroeste de Moscou, do Parque Petrovsky ao Centro Delovoy, foi inaugurada em 2018 e, no final de 2021, outras dez estações foram adicionadas.
O trajeto completo ao longo desta linha de 71 km conta com trinta e uma estações e três terminais elétricos, e o seu percurso leva cerca de noventa minutos.
Agora em Março de 2023, as últimas treze estações para completar o círculo ficaram prontas,
Ou seja, nos últimos seis anos o prefeito de Moscou inaugurou uma grande linha de metrô inteira, com trinta e uma novas estações de metrô – estações espetaculares, com obras de arte por todos os lados, com escadas rolantes e elevadores, com design de primeiríssima qualidade e, como sempre, com segurança máxima.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro a Estação de Metrô Gávea, continua enterrando dinheiro público há onze anos – são onze anos de atraso e de descaso com a população carioca…
Vale lembrar que a Estação Gávea faz parte da Linha 4 no Metrô, que ligaria Centro e Botafogo à Barra da Tijuca, atravessando os bairros do Humaitá e Jardim Botânico, onde haveria estações intermediárias.
E até agora nada…
Tem q ser natural após o término em dois níveis a continuação da obra em direção a Uruguai ou Muda pra fechar o anel e paralelamente terminar a linha 2 via Estácio, Catumbi, Cruz Vermelha. Deixando as duas independentes como deve ser beneficiando e melhorando só tudo
Essa estação pode ser coringa , pois ali da pra chegar na Uruguai e unir tudo
Uma estação que ficará liga ao nada. Não será interligação entre uma estação e outra. Um absurdo! Deveria seguir até a estação Botafogo. E decretado o fim de carros de ônibus grande circulando na Zona Sul. Somente permitindo microônibus.
Calma lá. Algumas tem que continuar, como a que vai da Barra até a Central pela ZS, a 474 e a que vai de Abolição a Copacabana também. Loucura querer transformar essas em microonibus.
O ônibus da Central até a Barra pode ser pela linha amarela.