Parte de um sobrado localizado na Praça da República, n° 73, em frente ao Campo de Santana, no Centro do Rio, desabou no final da tarde desta quarta-feira (20/03). A queda afetou o terceiro andar do imóvel, que aparenta ser centenário. A construção, que já estava abandonado há algum tempo, apresentava claros sinais de risco em sua estrutura, conforme registrado em imagens antigas.
O desabamento levou à mobilização imediata dos bombeiros, que foram acionados para o local. Parte da rua precisou ser interditada para garantir o trabalho dos agentes e avaliação do imóvel. Até o momento, não há relatos de feridos e nem informações sobre os proprietários do imóvel.
No último domingo (17/03), as paredes internas e o piso de três pavimentos já haviam desabado. Durante a vistoria, os técnicos da Defesa Civil Municipal constataram que não havia risco iminente ou colapso da fachada. A Secretaria de Conservação chegou a levantar a hipótese de demolir o terceiro pavimento da fachada. Caso fosse confirmada a instabilidade do segundo andar, o espaço também seria demolido.
O sobrado, além de estar abandonado, possuía apenas sua fachada preservada, enquanto a área interna apresentava-se completamente deteriorada. Janelas e portas danificadas evidenciavam a falta de manutenção ao longo dos anos.