O espaço cultural Casa da Tia Ciata, no bairro da Gamboa, Zona Portuária do Rio, foi mais uma vez invadido e roubado em menos de sete dias. A nova ocorrência aconteceu na madrugada desta terça-feira (26). Desta vez, os ladrões, que seriam usuários de drogas e arrombaram novamente a saída de ventilação, levaram equipamentos da cozinha, segundo a administradora do espaço, Gracy Mary Moreira, bisneta de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata. Agentes da Polícia Civil estiveram no local para buscar imagens das câmeras de segurança da região e identificar os bandidos.
Gracy Mary relatou que os novos furtos prejudicaram ainda mais a instituição, que teve o seu funcionamento ainda mais comprometido por conta da atuação dos criminosos.
“Nós chegamos a colocar uns tijolos para proteger. Fechamos a passagem, mas eles conseguiram arrombar e entrar no espaço de novo. Agora fizeram um estrago ainda maior, roubaram eletrodomésticos da cozinha e outros materiais de alumínio, como esquadrias e outros até uma porta articulada”, contou Gracy Mary Moreira, que compareceu novamente à 4ª DP (Praça da República) para registrar a ocorrência, munida com fotos dos estragos provocados pela ação dos bandidos.
Nas imagens é possível ver marcas dos pés dos ladrões em diversos pontos da parede e equipamentos quebrados.
“Eles levaram um forninho elétrico que usamos, um micro-ondas e uma série de itens que usamos nas rodas de samba, como baldes de metal usados para servir bebidas. O prejuízo que já era grande, agora ficou muito maior”, lamentou a administradora do espaço, onde há uma exposição permanente sobre a trajetória de Tia Ciata. No local, também são realizados eventos educativos e musicais.
A ação dos criminosos chegou a ser filmada por um vizinho da casa, que fica na Rua Camerino, nº 5, de onde partia os ruídos da quebradeira promovida pelos ladrões. A casa não tem câmeras de segurança, dispositivos que deverão ser instalados por Gracy Mary graças a recorrência das invasões.
“Hoje eu chamei uma empresa de segurança para instalar um sistema, porque não tem como. É um custo alto, que não deveríamos precisar ter, mas somos obrigados. Estou arrasada, e muito preocupada com tamanha insegurança. Um local que é patrimônio para a população”, lamentou a dona do centro cultural.
No último dia 21, o espaço foi invadido por bandidos, também de madrugada, que roubaram equipamentos de som e de iluminação, projetores de LED e outros itens usados na produção de eventos. Na ocasião, os ladrões roubaram R$ 700,00 do caixa do espaço cultural, parte do valor era resultado de doações.
“Estamos aqui há oito anos e em todo esse tempo nunca tinha acontecido nada parecido. Ainda não temos nem noção do prejuízo, mas não vamos desistir. Nossa ideia é voltar a receber turistas e realizar eventos o quanto antes”, afirmou Gracy Mary depois da ocorrência da primeira invasão.
Informações: O DIA
Quais são as penas para invasão e furto?
Pelas leis de execução penal, esses crimes tem imposta prisão ou aquela era apenas uma pena fictícia?
Basta ler a lei. Ninguém é preso ou fica preso. Apenas fazer uma visita na cela, pego num flagrante, até ser solto como possibilita a lei, é algo que apenas existe no Brasil é um convite para vida bandida… por isso casos vários de indivíduos com dezenas de passagens pelo mesmo crime…
Depois reclamam quando surgem grupos de justiceiros…