Um Ponto de Apoio na Rua (PAR), que integra o projeto Seguir em Frente, da Prefeitura do Rio, foi inaugurado nesta quarta-feira (27), na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1.001, no bairro do Maracanã, na Zona Norte da cidade. A inciativa tem como objetivo ampliar a atuação do Seguir em Frente no Maracanã, Mangueira e São Cristóvão, bairros que concentram uma grande população de rua.
De acordo com a Prefeitura, o PAR Carioca Maracanã deve prestar atendimento no local pelos próximos oito meses. A unidade, que fica muito próximo da estação Maracanã do MetrôRio, funciona 24h. No local, a população de rua terá acesso a banheiros, lavanderia, armários com cadeado e barbeiro. Os usuários serão contemplados com kits de higiene e vestuário, além de serem atendidos pelas equipes do Consultório na Rua, que enfatizam a prevenção de doenças, inclusive as de caráter mental.
Os moradores que tiverem animais de estimação – cães ou gatos – terão seus bichos atendidos pela equipe pelo Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1.120. No local, os animais terão acesso a atendimento veterinário especializado, vacinação e microchipagem.
Desde a sua inauguração, em 2023, o programa Seguir em Frente já acolheu 2.837 pessoas. Desse total, 812 aderiram ao estágio nas unidades vinculadas (remunerado conforme a assiduidade), 447 pessoas estão à procura de moradia estável e 298 já conseguiram uma casa para morar.
O programa foi elaborado para ajudar moradores de rua a buscarem novas possibilidades de vida através da reinserção produtiva. Pelo Seguir em Frente, as pessoas atendidas contam com assistência social e tratamento de saúde de acordo com necessidades de cada um.
O programa já fez a diferença na vida de Emerson Rodrigo, de 27 anos, que foi atendido em um PAR montado na Praça da Cruz Vermelha, no Centro da capital, aderiu ao estágio remunerado, e com o dinheiro da bolsa, alugou um imóvel para morar.
“Encontrei o programa no momento certo, quando estava precisando. Tinha perdido um trabalho, estava sem moradia. Descobri o PAR passando pela frente mesmo, vi a porta aberta, e, quando entrei, os funcionários me receberam com toda a atenção. Hoje é só felicidade”, disse Emerson.
O Seguir em Frente dispõe ainda de outros equipamentos para os usuários do serviço que quiserem a ajuda continuada da Prefeitura. Entre os serviços estão as Residências e Unidades de Acolhimento (RUA) Sonho Meu, em Cascadura; e Sorriso Aberto, em Jacarepaguá; e outros abrigos de moradia transitória e de acolhimento adulto.
“O PAR é uma estratégia de acolhimento e criação de vínculo com a população em situação de rua para promover saúde e resgatar a cidadania dessas pessoas pela geração de renda. Agora, nosso objetivo é criar vínculo com a população desse novo território, iniciar os atendimentos clínicos e gradativamente colocar cada uma dessas pessoas para dentro do programa Seguir em Frente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz (PSD).
Antes da instalação do PAR Carioca Maracanã, o espaço escolhido para abrigá-lo passou por uma grande operação de limpeza realizada pela Comlurb, que mobilizou 40 garis, que trabalharam arduamente por quatro dias para remover lixo e resíduos e recompor a área degradada, entre outros procedimentos.
Para auxiliar os trabalhos, a Comlurb empregou duas pás mecânicas, 20 caminhões basculantes, um trator tipo escorpião para roçada, um caminhão de manejo arbóreo com cesto aéreo e 15 roçadeiras portáteis.