O reconhecimento oficial da tradicional feijoada de Tia Surica entrou para o calendário de datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro, por meio de projeto apresentado pelo deputado estadual Dionísio Lins e sancionado pelo governador Cláudio Castro nesta quarta-feira (03/04). A feijoada será celebrada anualmente no segundo domingo de novembro, estimulando o turismo, o lazer e o aquecimento da economia local, com a criação de empregos e venda de produtos.
Aos 83 anos, Iranette Ferreira Barcellos, mais conhecida como Tia Surica, é uma figura emblemática do samba carioca. Além de sua voz marcante, tornou-se famosa por servir sua feijoada em eventos da Portela por 17 anos, totalizando mais de 2 milhões de pratos. A tradição teve início com Tia Vicentina e foi resgatada por Surica, com o apoio das “suriquetes”, colaboradoras que ajudaram a tornar o prato conhecido entre sambistas e personalidades.
No ano passado, Tia Surica realizou a edição de sua feijoada no Teatro Rival, na Cinelândia. Vale ressaltar que a feijoada já havia sido oficialmente reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro em 2021.
Tia Surica é presidente de honra da Portela, integrante da velha-guarda da escola e um verdadeiro ícone do subúrbio carioca.
Vocês sabem que a feijoada não é invenção dos escravos, né?