A Fecomércio-RJ e o Visit Rio Convention Bureau assinaram, nesta quarta-feira (3), um termo de cooperação para aumentar o número de eventos esportivos, corporativos, técnico-científicos, de inovação e de tecnologia a serem realizados na capital fluminense. Para isso, haverá um incremento de 50% do time MICE do Visit Rio, que é responsável por tais estratégias. Pelo contrato de 12 meses, a expansão do mercado de eventos carioca deve ser de 25%.
O presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, destacou que as parcerias entre os setores público e privado têm gerado dividendos positivos quanto à expansão do ambiente de negócios da cidade, colocando-a como um destino de destaque no cenário nacional.
“Essas parcerias abrem uma janela de oportunidade em que temos a chance de contribuir com nossa expertise para a conquista de novos mercados, colocando a Cidade Maravilhosa na prateleira para eventos de negócios”, afirmou o representante do Visit Rio, que, em parceria com Fecomércio-RJ e a Prefeitura realizaram Web Summit, principal encontro de tecnologia do mundo; e articularam o World Table Tennis (WTT) Rio de Janeiro, circuito global de torneios de tênis de mesa, que acontece em maio deste ano, no Rio Arena.
Os próximos dois anos serão de intensa atividade na cidade. Em 2025, por exemplo, será realizado o Latin Side of the Doc 2025, no qual profissionais do setor audiovisual se reunirão para promover a produção e a comercialização de documentários na América Latina. No ano seguinte, será a vez do Routes 2026, que reunirá especialistas dos seguimentos de companhias aéreas, aeroportos e destinos turísticos.
Segundo Otávio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ, “fortalecer o trabalho de captação de eventos, seminários e congressos em parceria com o Visit Rio é um fértil caminho para que mais turistas venham ao Rio de Janeiro”. Leite destacou que todos as autoridades e agentes envolvidos na ampliação no mercado de eventos cariocas estão “muito confiantes nos bons resultados que virão”.
Somente com as viagens corporativas, o Brasil lucrou R$ 13,5 bilhões, em 2023, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O resultado demonstra a força e a capacidade de expansão do setor
Carlos Werneck, do Visit Rio, ressaltou que a atrações ligadas aos eventos de negócios ultrapassam os limites do local onde são realizadas, uma vez que os viajantes têm as suas curiosidades sobre a icônica cidade do Rio de Janeiro.
“Esse segmento desempenha um papel estratégico para o destino, já que os participantes desses encontros contribuem significativamente para a economia local ao se hospedarem em hotéis, frequentarem bares e restaurantes e visitarem os atrativos turísticos”, concluiu o presidente-executivo da instituição.
Informações: Portal Radar