Depois de uma espera de oito anos, o Teleférico do Morro da Providência, localizado na Região Central do Rio, está prestes a voltar a funcionar. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos confirmou que a reabertura está agendada para o este próximo domingo (07/04), trazendo consigo novas oportunidades de transporte e integração para a comunidade local.
De acordo com a Prefeitura do Rio, o teleférico operará inicialmente de terça-feira a sábado, com horários reduzidos. Entretanto, na primeira semana de retorno, estará disponível para a população também no domingo e na segunda-feira, dias 7 e 8 de abril, em caráter excepcional.
O sistema, composto por uma única linha de 721 metros de extensão e três estações, foi inaugurado em 2 de julho de 2014. A Estação Central do Brasil oferece integração com outros modais de transporte, enquanto a Estação Gamboa proporciona conexão com a Parada Providência do VLT Carioca.
Com um investimento total, na época, de R$ 75 milhões em sua construção, o teleférico do Morro da Providência é operado por 16 gôndolas, cada uma com capacidade para oito passageiros sentados e dois em pé. Em conjunto, podem transportar até mil passageiros por hora em cada sentido, promovendo uma alternativa eficiente de mobilidade na região. O projeto para a implantação do teleférico teve início em 2010, quando o Morro da Providência recebeu a 7ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).