No meio da vegetação do Alto da Boa Vista, uma verdadeira joia arquitetônica está à espera de um novo proprietário. Trata-se da Maison Paineiras, uma mansão datada de 1920, que exala história e elegância. Com um valor de mercado de R$ 11 milhões, a propriedade oferece uma oportunidade única de adquirir um pedaço do passado carioca.
Com estilo neoclássico francês, a Maison Paineiras foi construida em uma época de luxo, a mansão era frequentemente utilizada para grandes eventos, incluindo gravações de novelas e programas de televisão.
Localizada na Rua Amado Nervo, nº 20, o clima da rua se assemelha a uma cidade serrana, com casas históricas e muita vegetação, proporcionando um ambiente tranquilo e acolhedor.
Com uma área construída de 1.350 metros quadrados, a construção oferece acabamentos em jacarandá, ipê e maçaranduba, aliados a um pé-direito de 4.5 metros e ambientes ensolarados e ventilados, garantem conforto e requinte aos seus moradores.
Além disso, a propriedade conta com uma ampla área externa, cercada de jardins e áreas verdes planejadas, com vista privilegiada para uma piscina adulto e infantil e dois pergolados externos. Seus cinco elegantes salas interligadas, jardim de inverno, escadaria, halls sociais, lavabos, elevador pantográfico, cinco suítes, varandas e sacadas completam o charme e a grandiosidade desta residência única.
Ao longo dos anos, o espaço foi cenário de inúmeras produções televisivas, incluindo as novelas Coração Alado (1980), Pão Pão, Beijo Beijo (1983), Roda de Fogo (1986), Alma Gêmea (2005), Vidas Opostas (2006), A Favorita (2008) e Império (2015), bem como o programa Estrelas.
A proprietária do casarão chegou a dar uma entrevista ao jornal “O Globo” em 2015, compartilhando que inserir o casarão no circuito de locações não foi tarefa tão simples. “Depois que herdei a propriedade do meu pai, a casa ficou fechada por uns cinco anos e estava precisando de obras. Na mesma época (por volta do ano 2000), a TV Globo estava à procura de locação para o ‘Você Decide’, onde a personagem interpretada por Tônia Carrero fazia parte de uma família aristocrata decadente. Fiz algumas fotos e procurei a emissora. Foi o começo de tudo.”
Desde então, a Maison Paineiras tornou-se um ponto fixo no banco de locações da emissora, sendo constantemente requisitada para filmagens. De acordo com a proprietária, essa se tornou a principal fonte de financiamento para custear as frequentes e imprescindíveis restaurações.