A Fundição Progresso, no Centro do Rio, recebe a 4ª edição do “Festival Música que Transforma”, com grandes nomes da música de concerto. O evento, que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, é gratuito para estudantes e jovens profissionais da música. A Fundição é a sede da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, anfitriã do programa educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Entre os participantes do “Festival Música que Transforma” estão Javier Mas (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário/Argentina), Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas), Verónica Saracho (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário) e Amélia Ibañes (Orquestra Sinfônica Nacional do Chile), além de Sammy Fuks e Tomaz Soares, que integram a Petrobras Sinfônica e a Academia Juvenil.
A programação do festival está dividida em três momentos. Na quinta-feira (11), às 9h30, acontece a abertura do evento, com apresentações de Carlos Leandro (clarineta) e Tales Melo (piano). Na sexta-feira (12), o Quinteto de Sopros da Academia Juvenil, abre as atividades, que terão na sequência, mesas-redondas sobre o contexto atual das orquestras e projetos socioeducativos na América Latina. O público também poderá participar de minicursos que ocorrem em dois encontros:
13h – “Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas” – com Janaína Santos e Raphael Baêta
15h – “Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara” – com Francisco Varela
17h – “Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas” – com Tomaz Soares
No sábado, dia 13, acontecerão as masterclasses, quando os visitantes poderão conhecer melhor o violino, a viola, a flauta e o contrabaixo. As aulas têm número limitado de vagas, já que alguns estudantes são escolhidos previamente para tocar o instrumento durante a aula.
O encerramento do “Festival Música Que Transforma” terá concertos apresentados por estudantes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e de outros projetos sociais. A atual edição contará com as participações de integrantes da cameratas Jovem do Rio e de Laranjeiras, além da Bateria Mirim da Escola de Artes do Spanta.
“O Festival Música que Transforma não tem esse nome por acaso. Ao longo dos mais de 10 anos de academia e 4 de festival, descobrimos que a transformação de vidas através da música é a nossa energia”, afirmou Monique Andries, Coordenadora do Educativo e Academia Juvenil, conforme repercutiu a rádio Tupi.
A atual edição do evento é a primeira realizada exclusivamente no modo presencial. O festival foi criado durante o período de crise sanitária como ferramenta de apoio durante o confinamento.
As inscrições podem ser feitas em trobrasinfonica.com.br/academia.
Programação:
11 de abril – quinta-feira
9h30 – Apresentação Musical – Carlos Leandro (clarineta) e Tales Melo (piano)
10h – Mesa-Redonda – Regência de orquestras juvenis – aspectos musicais, pedagógicos e sociais com Javier Mas (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário/Argentina) e Sammy Fuks (Academia Juvenil)
13h – Minicurso – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas – com Janaína Santos e Raphael Baêta
15h – Minicurso – Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara com Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas)
17h – Minicurso – Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas com Tomaz Soares (Academia Juvenil)
12 de abril – sexta-feira
9h30 – Apresentação Musical – Quinteto de Sopros da Academia Juvenil
10h – Mesa-Redonda – Experiências educativas em projetos musicais na América Latina
com Verónica Saracho (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário) e Amélia Ibañes (Orquestra Sinfônica Nacional do Chile)
13h – Minicurso – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas com Janaína Santos e Raphael Baêta
15h – Minicurso – Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara com Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas)
17h – Minicurso – Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas com Tomaz Soares (Academia Juvenil)
13 de abril – sábado
09h – Masterclass – Violino com Michael Rein
11h – Masterclass – Viola com Fernando Thebaldi
14h – Masterclass – Flauta com Marcelo Bomfim
16h – Masterclass – Contrabaixo com Tony Botelho
14 de abril – domingo
09h30 – Concerto de Integração
– Camerata Laranjeiras
– Camerata Jovem do Rio
– Academia Juvenil
– Bateria Mirim da Escola de Artes do Spanta